Publicado em 26/12/2018 às 09:30, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura projeta para 2019 a reforma e ampliação da Seas e novos veículos para a Secretaria

Anúncio foi feito durante apresentação do balanço das ações em 2018, que teve entre os destaques, a distribuição de 1.117 cobertores

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeitura proporcionou diversas ações e atendimentos pela Assistência Social em 2018 (Fotos/Arquivo: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia, no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas), terá importantes ações estruturais e de atendimento ao público em 2019.

Após se reunir com o prefeito Dr. Marcelo Ascoli e receber a aprovação do planejamento para o ano vindouro, o secretário Paulo Atílio Pereira então anunciou os investimentos.

Devem ser adquiridos para a Seas dois veículos para o transporte dos servidores em trabalho e para os usuários. Uma caminhonete e uma Van com capacidade para 19 lugares reforçarão a frota da Secretaria.

Quanto às ações estruturais, a sede da Assistência Social deve passar por reforma e ampliação, com melhorias significativas no prédio.

Outras unidades de responsabilidades da Seas também passarão por reformas, pinturas e outras melhorias, como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Aldeia Córrego do Meio, Assentamento Capão Bonito II e Distrito de Quebra Coco e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

1.117 cobertores foram distribuídos na área urbana e rural

Também chama atenção para o próximo ano, a previsão da liberação dos recursos da União provenientes da emenda parlamentar de autoria do deputado federal Luiz Henrique Mandetta – futuro ministro da Saúde – de R$ 500 mil para a construção de um CentroPop para atendimento à população de rua.

- É importante melhorarmos as estruturas de nossas unidades. A Assistência Social é um setor vital para a Prefeitura. Devemos primar sempre pelo bom atendimento ao público, mas não podemos deixar de priorizar também as condições físicas dos prédios, que abrigam os servidores e que recebem os usuários – disse o prefeito.

Conforme o secretário Paulo Atílio Pereira, no próximo ano todos os serviços oferecidos pela Administração Municipal em 2018 na área da Seas serão mantidos.

Paulo Atílio, Juracy e Élcio (Miss e Mister 3ª Idade 2018) e Ana Lídia Ascoli

Números de 2018

A Prefeitura de Sidrolândia, na Pasta da Assistência Social, proporcionou diversos tipos de atendimentos à população, que contemplam desde gestantes, recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Juntos, os três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram 17.569 atendimentos.

O atendimento com benefícios eventuais também foi expressivo, com 1.249 cestas básicas, 27 auxílios funerais e 79 kits para bebês às gestantes.

130 idosos foram atendidos pelo Programa Saber Viver da 3ª Idade, e 165 crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos pelo SCFV da área urbana e rural.

No final do primeiro semestre, a primeira-dama Ana Lídia recebeu apoio do prefeito e do secretário Paulo Atílio e liderou a entrega de 1.117 cobertores a famílias de baixa renda da área urbana e rural, auxiliada pela equipe técnica da Seas.

41 cursos foram realizados e geraram a qualificação da população

A maior parte dos cobertores foi repassada pelo Governo do Estado e a Gestão 2017/2020 da Prefeitura organizou o sistema de distribuição junto à comunidade.

No ano que está por terminar, a Seas também recebeu o Mutirão do Sub Registro com a confecção de 400 documentos de identidade (RG), e em parceria com o Senar/MS e Sindicato Rural proporcionou qualificação aos sidrolandenses com 41 cursos oferecidos para a área urbana e rural.

Pelo Projeto “Essa Rua é Nossa” passaram neste ano 144 pessoas, e foram repassadas subvenções à APAE (R$ 14.400,00) oriundos do FEAS, e ao Instituto Apascentar (R$ 100.000,00) via FMDCA.

Todas as Conferências aconteceram em Sidrolândia com expressivo comparecimento

Pelo Creas, onde o atendimento de alta complexidade é trabalhado, passaram 1.032 assistidos. Neste contingente, foram 275 pessoas em situação de rua atendidas no local.

Campanhas, festividades, comemorações, palestras, capacitações, cursos, viagens, conferências, entre outros serviços, compõem o arquivo da Assistência Social, que comprovam o trabalho intenso em 2018.

- Agradeço ao prefeito e à primeira-dama pela confiança em nosso trabalho na Assistência Social. Não posso deixar de lembrar do apoio dos amigos secretários municipais, e principalmente da equipe de trabalho da Seas. Todos os funcionários, técnicos, administrativos foram muito importantes para chegarmos ao final deste ano com um saldo positivo. Desejo a toda a população um Feliz 2019, onde nos esforçaremos para repetir o bom trabalho – concluiu o secretário Paulo Atílio.