Publicado em 11/09/2018 às 10:28, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolandenses recebem CDI em ato militar de Juramento à Bandeira Nacional

Cerimônia é um ato de cidadania e compromisso pelos cidadãos após a dispensa do serviço militar

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Prefeito Dr. Marcelo Ascoli deixou mensagem em nome do Poder Executivo aos jovens dispensados do serviço militar (Fotos: Rafael Brites)

O 9º Grupo de Artilharia de Campanha - GAC - de Nioaque realizou na manhã desta terça-feira (11/09) na Secretária Municipal de Assistência Social em Sidrolândia, a formatura de Juramento à Bandeira Nacional na qual se apresentaram os jovens que foram dispensados do serviço militar.

Presidido pelo 2º tenente Luiz Carlos, o ato militar contou com a presença da Prefeitura de Sidrolândia representada pelo chefe do Poder Executivo Marcelo Ascoli, além de Nezir Menezes, chefe da Junta do Serviço Militar local.

Participaram também a primeira-dama Ana Lídia, o vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, e os secretários municipais Paulo Atílio (Assistência Social), Renato Silva (Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica), Nilo Cervo (Infraestrutura) e Jaice Centurion (Gabinete).

Cb image default
Divulgação

Além dos jovens envolvidos no evento de dispensa de incorporação, familiares compareceram e alguns se emocionaram com a cerimônia.

A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante a Bandeira Nacional e para a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos dispensados da prestação do serviço militar, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

Segundo o Exército Brasileiro, o Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.  

Veja mais imagens 

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação