Publicado em 25/04/2018 às 21:58, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Aberta concorrência para investimentos de R$ 22,5 milhões em esgotamento sanitário

Plano Municipal de Saneamento Básico de 2017 e projeto técnico do Executivo abriram portas para Sanesul buscar recurso pelo Avançar Cidades – Saneamento

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) lançou nesta quarta-feira (25) a Concorrência 20/2018 para contratar empresa que realizará obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na cidade de Sidrolândia. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado, e anuncia a abertura das propostas pelas empresas participantes no dia 6 de junho às 14 horas na sede da Sanesul.

A obra está orçada inicialmente em R$ 22.554.138,11 (vinte e dois milhões, quinhentos e cinquenta e quatro mil, centro e trinta e oito reais e onze centavos), oriundos do Programa Avançar Cidades II – Saneamento instituído pelo Governo Federal.

Mais de 2.200 ligações

Conforme o edital, o investimento será utilizado na execução de rede coletora de esgoto, com 100 milímetros de diâmetro, em uma extensão de 43.000 metros.

Também serão implantadas 2.270 ligações domiciliares de esgoto e construída uma Estação Elevatória de Esgoto com capacidade mínima de 10 L/s (litros por segundo)

A empresa vencedora terá um prazo de 12 meses para concluir e entregar a obra, a partir da emissão da Ordem de Serviço.

Planta geral elaborada pelas equipes de Planejamento e Projetos

Legislação de 2017 assegurou recursos

No final do mês de dezembro de 2017, a Câmara Municipal aprovou proposta encaminhada pela Prefeitura para o Plano Municipal de Saneamento Básico. Esta medida permitiu à Sanesul buscar recursos e aplica-los na ampliação da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade.

Após a aprovação da matéria no Legislativo, o prefeito Marcelo Ascoli – auxiliado pelo procurador Jurídico da Prefeitura Luiz Cláudio Palermo e equipe do Departamento de Planejamento e Projetos – intensificou reuniões com a Sanesul e entregou uma planta da cidade indicando os bairros que devem receber a próxima etapa da expansão da rede de esgotamento.

Com o Plano Municipal de Saneamento Básico ajustado, a Sanesul foi em busca dos investimentos junto às esferas de governo para direcionamento em Sidrolândia.

Plano de execução

O anúncio das ruas e bairros, bem como a estratégia operacional da obra de ampliação do SES em Sidrolândia, deve ser feito pela Sanesul e Governo do Estado.