Publicado em 24/01/2019 às 14:57, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Comdec replica alerta da Defesa Civil de MS sobre perigo potencial de tempestade

Alerta se prolonga até o final de semana, quando há previsão de chuvas

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Chuvas são características neste período do ano (Foto: Rafael Brites)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), em Sidrolândia, replicou o Aviso de Alerta emitido pela Defesa Civil em Mato Grosso do Sul sobre as condições do tempo. Jônatas Kachorroski, chefe do Setor de Defesa Civil do município, solicitou à Coordenadoria Executiva de Comunicão da Prefeitura de Sidrolândia, a distribuição da nota, para propiciar um alcance maior à população da região.

A Defesa Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, pela fim da manhã divulgou um alerta para todos os municípios do Estado devido a formações de nuvens de chuva que podem provocar chuvas fortes em pontos isolados com raios, vento e até queda de granizo, ainda no período da tarde.

O INMET publicou o aviso,” (...)iniciando ao dia 24/01/2019 as 11:41 h. Chuva

entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de galhos e de alagamentos.”

Essas chuvas são provocadas pelas elevadas temperaturas e disponibilidade de vapor d’agua na atmosfera. Chuvas que se formam e dissipam de forma muito rápida, difíceis de estimar e são típicas dessa época do ano.

Além disso, possuem características de chuvas isoladas ou esparsas que não se consegue prever com exatidão.

As recomendações pela Defesa Civil do Município é de que:

- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (3216-1149 / 9 9650-1489) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta da Defesa Civil tem validade até as 23:59 desta quinta-feira.

Há previsão de chuva ao longo desse fim de semana e não se descarta as condições descritas acima.