Publicado em 22/02/2018 às 17:58, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Departamento Municipal de Trânsito dá início a revitalização da sinalização de faixas de pedestres

Assessoria, Assessoria Comunicação Prefeitura Sidrolândia
Foto: Rafael Brites

O Departamento Municipal de Trânsito, sob a responsabilidade da Arquiteta e Urbanista Flávia Fernandes, começou nesta quinta-feira (22) o trabalho de revitalização das faixas de pedestres. A Diretora informou que nesse primeiro momento a repintura será feita nos acessos a escolas públicas Municipais, Estaduais, CMEIs e APAE, priorizando a segurança das crianças que acessam esses locais. Também será recuperada a pintura da faixa de pedestres que dá acesso a UPA, local de trânsito pesado e de grande fluxo de pedestres.

“O Departamento Municipal de Trânsito implanta e revitaliza a sinalização viária constantemente, mas a abertura de novas ruas, recapeamentos, desgaste pelo tempo, sinistros e vandalismo fazem com que sempre haja locais a serem feitos ou refeitos”, afirma a Diretora.

Flávia coloca que além da implantação e renovação da sinalização é muito importante a conscientização dos motoristas, para que se aproximem já em velocidade reduzida e se houver pedestre, atravessando ou por atravessar a via, que parem o veículo e deem a preferência, conforme preconiza a lei.

A Arquiteta já programa uma campanha para conscientizar as pessoas no trânsito, direcionada a questão do respeito a faixa de pedestre, com o slogan “#RESPEITE A FAIXA”.

Segundo o artigo 214 da lei 9503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que não dar preferência de passagem ao pedestre na faixa a ele reservada deve receber uma multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH por infração GRAVÍSSIMA.

O projeto de lei (7556/17) está em análise na Câmara dos Deputados e quer alterar o Código Brasileiro de Trânsito.

A ideia é aumentar a infração para o motorista que deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículos não motorizados.

O texto da PL iguala a multa àquela imposta para o avanço do sinal vermelho. Ou seja, cinco vezes o valor para a infração gravíssima. Hoje a multa para quem não dá preferência para os pedestres é de uma vez o valor da infração gravíssima.

Foto: Rafael Brites