Publicado em 16/04/2025 às 14:30, Atualizado em 16/04/2025 às 18:42

Projeto “Vamos Ler um Livro?” incentiva leitura e fortalece inclusão na rede de ensino de Sidrolândia

Comunicação,
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Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está promovendo o projeto “Vamos Ler um Livro?”, uma iniciativa que visa incentivar a leitura e a contação de histórias como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes, com foco especial na educação inclusiva.

As oficinas interativas de leitura estão sendo oferecidas na Biblioteca Pública Municipal e são voltadas a alunos da rede pública e particular de ensino, pais, professores e demais frequentadores do espaço. A proposta é valorizar o hábito da leitura por meio de atividades lúdicas e acessíveis, que envolvam não apenas livros, mas também gestos, arte cênica, oralidade e recursos tecnológicos.

O projeto reconhece que a leitura vai além da simples decodificação de palavras: ela é um instrumento de interpretação do mundo e construção de conhecimento. Nesse sentido, busca-se criar um ambiente acolhedor e motivador, que estimule a criatividade, o pensamento crítico e o prazer em aprender.

As oficinas contam com uma metodologia dinâmica e inclusiva, oferecendo desde a contação de histórias até a criação de narrativas pelos próprios participantes, utilizando recursos multimídia e materiais diversos como gibis, revistas, jornais e jogos educativos. A intenção é proporcionar experiências significativas de leitura que respeitem as particularidades de cada faixa etária e promovam o protagonismo dos envolvidos.

Além de ampliar o vocabulário, despertar o interesse pela produção textual e integrar a leitura ao cotidiano, o projeto também fortalece o vínculo entre a escola, a família e a comunidade, contribuindo para a formação de leitores críticos, criativos e conscientes do seu papel na sociedade.

Com essa ação, Sidrolândia reafirma seu compromisso com a educação inclusiva, a valorização da cultura e o acesso democrático ao conhecimento.