Publicado em 20/11/2025 às 09:00, Atualizado em 21/11/2025 às 16:39

Piracema: tempo de cuidar dos rios e proteger a vida dos nossos peixes

Comunicação,
Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Começou o período da Piracema, tempo em que a natureza pede uma pausa para se renovar. De 5 de novembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, a pesca está proibida nos rios e lagos que cortam Sidrolândia e todo o Mato Grosso do Sul.

Durante esses meses, os peixes sobem os rios para se reproduzir, um processo essencial para garantir o equilíbrio ambiental e a preservação das espécies.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Arlei Campos, a pesca é permitida apenas em pesqueiros e sistemas de pesque e solte/pague, que seguem as normas ambientais. “Nesse período está proibido pescar em rios e lagos da nossa cidade. Apenas os locais devidamente autorizados, como os pesqueiros, podem funcionar normalmente”, disse ele.

E a pesca de subsistência?

Ela continua permitida, mas somente para consumo próprio, sem venda e sem fins comerciais.

As famílias ribeirinhas podem pescar com linha de mão, caniço simples ou vara sem molinete, e sem embarcação motorizada.

Essa autorização existe porque muitas famílias dependem do peixe para se alimentar, assim, é possível garantir o sustento de quem precisa, sem prejudicar a reprodução dos peixes e o equilíbrio dos rios.

Respeitar a Piracema é cuidar do futuro, proteger a vida e preservar a riqueza natural de Sidrolândia. Afinal, cuidar dos rios é cuidar da nossa casa.