A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEMA), inaugurou o primeiro EcoPonto Municipal, um espaço para que a população possa descartar de forma gratuita e correta diversos tipos de resíduos, como restos de poda, móveis velhos, recicláveis e pequenos volumes de entulhos, limitado a 1 metro cúbico por pessoa por dia.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, o EcoPonto está localizado ao lado da empresa Solos, na saída para Nioaque, cerca de 8km da cidade.
O descarte é voluntário e gratuito, mas os materiais devem ser retirados dos bags no momento da entrega, para que possam ser separados corretamente.
Pode ser descartado:
Restos de poda e jardinagem;
Madeiras e móveis velhos;
Entulhos de construção (até 1 metro cúbico por dia, o equivalente a uma carroceria pequena de caminhonete);
Resíduos recicláveis;
Eletrodomésticos que não funcionam mais.
Os jardineiros que recolhem mais de 1m³ por dia poderão fazer cadastro na SEDEMA para destinar corretamente maiores volumes de resíduos de poda, árvores e limpeza de terrenos.
Não pode: Abandonar os bags no local; pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. Esses materiais devem ser levados à Sedema, onde podem ser trocados por mudas de plantas.
Importante
A Prefeitura não fará mais o recolhimento domiciliar de bags, entulhos e restos de poda. O descarte deve ser realizado exclusivamente no EcoPonto Municipal, com o material retirado dos bags para o processo de separação e destinação correta. O abandono de bags no local é proibido.
Para facilitar, a Prefeitura está firmando parcerias com jardineiros e empresas locais, que poderão oferecer serviços particulares de recolhimento, estimulando a economia e o emprego.
Abandonar entulhos, restos de poda ou bags em calçadas, terrenos, áreas públicas ou vias da cidade é considerado ato lesivo à limpeza urbana e está sujeito a multa conforme a Lei Complementar Municipal nº 182/2023, Código Municipal de Resíduos Sólidos, que segue as regras da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998).
As penalidades podem incluir advertência, multa, embargo e até interdição da atividade, sendo dobradas em caso de reincidência.
Nesse mês, quem deixar resíduos na frente de casa receberá notificação orientativa. Após o prazo de regularização, poderá ser multado.
Com a economia gerada pelo novo sistema, está prevista a compra de maquinários para reaproveitar os resíduos de poda e entulho, transformando-os em adubo e cascalho, fortalecendo a sustentabilidade e o cuidado com Sidrolândia.
Coleta de lixo domiciliar
O lixo domiciliar e o material reciclável continuam sendo recolhidos normalmente pelas empresas contratadas.
Anota aí
Local do EcoPonto: ao lado da empresa Solos, na saída para Nioaque, cerca de 8km da cidade.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Sedema: Rua Santa Catarina, 750, centro.
Telefone: (67) 99663-7116.
