Publicado em 19/04/2017 às 16:26, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Alunos da rede municipal participaram do projeto “Pé de Livro” na Praça Central

Assessoria de Comunicação,
Alunos com a "árvore de livros" e a estátua do poeta Manoel de Barros. Foto: Rafael Brites

No dia 18 de abril aconteceu, na praça central, o Projeto Pé de Livro em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. As árvores da praça ganharam uma decoração diferente, o professor arte-educador Renato Gabriel, coordenador do projeto, pendurou centenas de livros como forma de chamar a atenção das crianças para a leitura.

“Nossa ideia foi fazer com que os livros fossem os frutos das árvores, que traz o conhecimento e a informação. Proporcionamos um ambiente ao ar livre e confortável para as crianças viajarem nas histórias”, explicou o professor.

Secretária de Educação, professora Alice, e Diretora do CMEI Irmã Demétria, professora Mariângela.

A Prefeitura, a Secretaria de Educação, alunos, professores e trabalhadores da educação “embarcaram” na ideia e levaram os alunos das escolas de Educação Infantil em ônibus escolares até a praça central .

O projeto “brotou” na Escola Municipal Valério Carlos da Costa, motivado pela diretora Iria Ramires e toda a equipe da escola. O projeto foi um verdadeiro sucesso.

Os alunos assistiram declamações de poesias, entrevistas e ganharam autógrafos de escritores talentosíssimos do nosso município, o Sr. Zoé Prates Silvério, o Sr. Iracé Rossato e Sr. Pedro Pacheco.

Professor Renato Gabriel na "árvore de livros". Foto: Rafael Brites

Réplicas gigantes de livros, as árvores decoradas e a estátua do nosso poeta sul-mato-grossense, Manoel de Barros, chamaram a atenção de quem passava pela praça.

A estátua do poeta foi feita pelo professor Renato durante outro projeto de leitura, em março, realizado na Escola Valério em homenagem ao Dia da Poesia.

A Secretária de Educação, professora Alice Gomes, enfatizou a importância da leitura e do incentivo na vida dos pequenos. "Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais. Na escola, o trabalho com a leitura se inicia desde a Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação e este processo tem continuidade nos anos subsequentes com um grande foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico" disse a secretária.