Publicado em 22/04/2025 às 08:00, Atualizado em 22/04/2025 às 11:56

Diálogo, empatia e prevenção: Sidrolândia diz não ao bullying nas escolas

Comunicação,
Cb image default
Divulgação

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado em 07 de abril, a Prefeitura de Sidrolândia promoveu uma ação especial em duas das maiores escolas do município: Escola Porfíria Lopes do Nascimento e Escola Pedro Aleixo.

Com o objetivo de fortalecer o respeito e o cuidado entre os estudantes, a iniciativa levou informação, reflexão e escuta ativa até a comunidade escolar. As palestras foram conduzidas pelo diretor da Educação Especial, Marcos Marangoni, e pela soldado Juliana, da Polícia Militar, que dialogaram com os alunos sobre os impactos emocionais e sociais do bullying, além das novas implicações legais — já que, desde 2024, o bullying passou a ser considerado crime penal.

A ação contou também com o apoio da coordenação setorial da Educação Básica, representada por Renata D.C Andreatta, que acompanhou de perto o desenvolvimento das atividades e reforçou a importância de trabalhar o tema de forma contínua nas escolas.

Mais do que informar, a proposta foi acolher e conscientizar. Os encontros proporcionaram momentos de troca e aprendizado, incentivando os alunos a desenvolverem empatia, responsabilidade e atitudes positivas no convívio escolar.

A ação foi recebida com entusiasmo e interesse, mostrando que quando se abre espaço para o diálogo, é possível transformar o ambiente escolar em um lugar mais seguro e humano.

A Prefeitura de Sidrolândia acredita na força da educação como caminho para um futuro com mais respeito, inclusão e paz.