Publicado em 31/10/2025 às 08:03, Atualizado em 31/10/2025 às 12:08

Sidrolândia é escolhida para participar de projeto MPEduc do MPF, voltado ao fortalecimento da rede de ensino

Comunicação,
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Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Educação, anuncia que o município foi selecionado para participar do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), uma iniciativa de alcance nacional do Ministério Público Federal (MPF) voltada à melhoria da qualidade da educação básica no país.

Nos dias 10 e 11 de novembro, representantes do MPF visitarão escolas do município, e no dia 12 de novembro, às 8h, será realizada, na Câmara Municipal, a 1ª Escuta Pública sobre a Qualidade da Educação Básica em Sidrolândia.

A presença do Ministério Público Federal no município é positiva e ocorre como parte do desenvolvimento do projeto MPEduc, que busca auxiliar os municípios na identificação de desafios e na construção de soluções conjuntas para o fortalecimento da rede pública de ensino.

Durante a escuta pública, serão apresentados os objetivos do projeto, o panorama atual da educação básica no município e ouvidas sugestões e contribuições de gestores, educadores e da comunidade em geral. O encontro será presidido pelos procuradores da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves e Ludmila Bortoleto Monteiro, que coordenam o programa em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário da Educação, Vili Tognon, o município foi cotado para integrar esta nova fase do projeto em razão de sua participação ativa em políticas públicas educacionais e do interesse da gestão municipal em fortalecer a rede de ensino.

“Receber o MPEduc é uma oportunidade de aperfeiçoar o que já vem sendo feito, com base em dados, diálogo e planejamento. É um trabalho conjunto que visa garantir o melhor para nossas crianças e jovens”, destacou Vili.

Projeto MPEduc

Criado há cerca de 10 anos, o MPEduc tem como missão garantir o direito à educação de qualidade, promovendo o diálogo entre o poder público e a sociedade. O projeto atua em três etapas: diagnóstico das condições do ensino básico, proposição de medidas de aprimoramento e, por fim, prestação de contas à população sobre os avanços alcançados.

Ao final do ciclo, está prevista uma nova escuta pública, em 2026, para apresentar à sociedade os resultados e melhorias obtidos a partir das ações propostas.