Publicado em 09/09/2018 às 11:46, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia realizou o melhor Desfile da Independência em todos os tempos

Público que compareceu em número impressionante aplaudiu 42 instituições que capricharam na parada cívico-militar

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Desfile da Independência em Sidrolândia contou com 42 participantes (Fotos: Rafael Brites)

“O melhor de todos os tempos aqui na cidade”, foi a frase bastante ouvida durante o Desfile alusivo aos 196 anos pela Independência do Brasil, no dia 7 de setembro na Rua São Paulo em Sidrolândia.

Realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Seme), reuniu o maior público para o tradicional evento cívico-militar na cidade.

Foram 42 atrações, entre escolas, CMEIs, bandas, corporações militares, instituições privadas, repartições públicas – a maioria de Sidrolândia, mas com significativa presença de corporações de outras cidades – que receberam efusivos aplausos do público e autoridades.

No palanque, autoridades civis e militares chegaram cedo e não perderam nada da festa cívica, desde a abertura com a Banda Municipal, até o fechamento com a passagem do 18º Sub-Grupamento de Bombeiros Militar.

- Foi um desfile lindo, todas as instituições que participaram brilharam, nossa população lotou as calçadas da Rua São Paulo, a organização foi muito boa. A Prefeitura comemora o resultado positivo em todos os aspectos, à altura do crescimento populacional que registramos a cada ano. Superou todas as expectativas e nós agradecemos à nossa gente por ter desfilado, assistido e aplaudido aqueles que fazem o dia a dia de Sidrolândia – disse o prefeito Dr. Marcelo Ascoli.

Criatividade, alegria, emoção e primeiro desfile

O que se viu no evento foi a dedicação das instituições que desfilaram, seja com a alegria estampada no rosto de quem passou em frente ao palanque, até a emoção de pais, familiares e amigos com o desfile de alunos – a maioria crianças e adolescentes – como também dos idosos.

Pelotões uniformizados e outros caracterizados por temas levados para o desfile, participantes com trajes diversos, deram o colorido que embelezou, deu mais vida e manteve a atenção da plateia até o fim.

O CMEI João Lemes de Souza, localizado no Bairro Alto da Figueira, inaugurado no primeiro semestre de 2018, debutou na festividade de aniversário da Independência do Brasil, levando crianças, funcionários, professores e direção a se apresentar e receber o carinho popular com manifestações carinhosas.

Servidores públicos e frota nova no desfile

O funcionalismo público municipal, como de praxe, representou as Secretarias Municipais e outras repartições públicas.

O público ficou atento, uma vez que se trata da oportunidade de conhecer um pouco da estrutura oferecida pelo Poder Público Municipal à população no cotidiano.

O entusiasmo foi ainda maior com a passagem da nova frota de veículos adquiridos pela Prefeitura neste ano – com recursos próprios e verbas federais e estaduais – para atendimento à população, para deslocamento de servidores, ou para o transporte de cargas.

É o caso dos dois caminhões basculantes que chegaram no dia 6 e já foram apresentados no dia 7 de setembro. Eles serão utilizados pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura em serviços urbanos e rurais.

Banda de uniforme novo e homenagem a maestro

A Prefeitura contemplou a Banda Municipal com novos uniformes aos componentes. O modelo e cores foram aprovados, deram um visual privilegiado aos assistentes, e propiciaram belos registros fotográficos e em vídeo. Neste ano, a novidade foi o número de integrantes, onde 80 se apresentaram pela corporação.

Isso graças ao investimento realizado pela gestão 2017/2020 e incentivo dado à Escolinha da Banda Municipal, que possibilitou a formação de novos músicos.

O maestro Carlos Alberto Alexandre da Silva, também recebeu uma placa em homenagem pelos relevantes serviços prestados à premiada Banda Municipal de Sidrolândia. O prefeito, ao lado do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes e da primeira-dama Ana Lídia Ascoli, entregou a honraria.

Corporações militares

O Desfile Cívico-Militar em Sidrolândia teve a participação de um pelotão do 9º Grupo de Artilharia de Campanha – o 9º GAC – de Nioaque. A unidade do Exército Brasileiro incorpora no serviço militar todos os anos muitos sidrolandenses, e por este motivo, é uma instituição sempre presente na parada pela Independência na cidade.

O 18º Sub-Grupamento de Bombeiros Militar – 18º SGBM – de Sidrolândia participou do evento onde levou à Rua São Paulo seu efetivo e veículos que diariamente atendem a população urbana e rural da localidade, como também o município de Dois Irmãos do Buriti – que integra sua área de abrangência.

- BANDA MUNICIPAL

- 9º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (GAC) DE NIOAQUE

- APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SIDROLÂNDIA - MS

- BANDA DE PERCUSSÃO “SOU O FUTURO, SOU VALORIZADO” - ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE TERENOS/ ESCOLA ESPECIAL RAIO DE LUZ