Publicado em 10/04/2018 às 18:34, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

CEF e Prefeitura assinam contratos e licitação para R$ 1,2 milhão em obras se aproxima

Recursos garantirão reparo na sustentação da cobertura do Ginásio, CentroPop e asfalto em duas ruas do Jardim do Sul

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Ginásio Olegário receberá reparos na sustentação da cobertura para reabertura (Foto: Rafael Brites)

O último passo antes dos trâmites licitatórios para a realização de três importantes obras em Sidrolândia foi dado pela Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal (CEF) nesta terça-feira (10).

Os contratos que oficializam o repasse dos recursos federais provenientes de emendas parlamentares foram assinados pela gerência do setor competente da CEF e pelo prefeito Marcelo Ascoli.

A informação foi transmitida pela diretora do Departamento Municipal de Planejamento (DEPLAN) da Prefeitura, Ivanir Areco. Ela revelou que ainda nesta semana o documento será encaminhado pela Municipalidade, para que sejam disponibilizadas as verbas relativas à reforma da estrutura de parte da cobertura do Ginásio de Esportes “Olegário da Costa Machado” no Bairro São Bento, à construção do CentroPop no Bairro Nova Era, e para o asfalto das ruas Vítor Barbosa e Sebastião Lopes Ferreira no Jardim do Sul.

Os projetos elaborados pela equipe do DEPLAN por orientação do Gabinete foram aprovados na CEF, favorecendo a aceleração da tramitação.

Com os contratos de repasse finalizados, serão injetados R$ 1.240.000,00 (um milhão, duzentos e quarenta mil reais) na execução dessas obras públicas em Sidrolândia, conquistadas após mobilização liderada pelo prefeito Marcelo Ascoli junto a deputados federais e senadores, que atenderam à solicitação da Prefeitura Municipal e destinaram emendas parlamentares garantindo a liberação dos recursos pela União.

O processo licitatório fica mais próximo de acontecer, a partir da autorização e liberação do recurso pela Caixa Econômica.

Ginásio de Esportes

Importante praça de esportes, que se tornou arena de eventos sociais e culturais, o Ginásio de Esportes “Olegário da Costa Machado” está fechado desde setembro de 2017, por conta de problemas estruturais em uma parte da sustentação da cobertura.

A Prefeitura se apressou em buscar recursos para a reabertura em curto espaço de tempo. No ano passado, o deputado federal (agora licenciado) e atual ministro da Presidência da República, Carlos Marun, anunciava a destinação de emenda de R$ 390 mil.

O Dr. Marcelo Ascoli por sua vez, confirmou a contrapartida financeira de R$ 40 mil pela Prefeitura, chegando o investimento total de R$ 430 mil.

Ruas Vítor Barbosa e Sebastião Ferreira serão asfaltadas (Foto: Rafael Brites)

Pavimentação asfáltica

Conforme o DEPLAN, serão aproximadamente 650 metros lineares de asfalto para a Rua Vítor Barbosa e Rua Sebastião Lopes Ferreira no Jardim do Sul.

Serão investidos R$ 300 mil na obra, dos quais R$ 295.300,00 provenientes de emenda parlamentar de 2017 do senador Pedro Chaves disponibilizados pelo Governo Federal e contrapartida de R$ 4.700,00 da Prefeitura de Sidrolândia.

Abrigo a população de rua

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta disponibilizou emenda e a Prefeitura investirá como contrapartida R$ 15 mil para Sidrolândia ter um CentroPop, unidade pública da Assistência Social (Governo Federal) para atendimento especializado à população adulta em situação de rua. O investimento total será de R$ 510 mil e o prédio será construído no Loteamento Nova Era.

Será um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, proporciona vivências para o alcance da autonomia e estimular, a organização, a mobilização e a participação social.