Publicado em 13/12/2018 às 16:58, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Lote Urbanizado: Beneficiários já sabem quais serão as bases onde construirão suas casas

Agehab e Prefeitura realizaram o sorteio dos primeiros 36 lotes nesta quinta-feira (13/12)

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Engenheiro Fernando Delgado, da Agehab, orientou beneficiários do Lote Urbanizado em Sidrolândia (Fotos: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura)

A maioria dos beneficiários do Programa Lote Urbanizado, na cidade de Sidrolândia – criado pelo Governo do Estado e que tem a parceria com a Prefeitura e os futuros moradores – participou do sorteio que definiu quais serão as bases onde construirão suas moradias.

O evento ocorreu no Centro de Múltiplo Uso da Assistência Social, e reuniu representantes das famílias beneficiárias. O engenheiro civil Fernando Delgado, gerente de fiscalização da Agência Estadual de Habitação Popular (Agehab) ministrou palestra com informações detalhadas aos futuros moradores do local, que ainda receberam uma cartilha com as orientações.

A equipe da Coordenadoria Executiva de Habitação e Urbanismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Desburocratização da Prefeitura de Sidrolândia, organizou a recepção e atendimento às famílias, ofereceu suporte à Agehab e realizou o sorteio na presença dos beneficiários, orientando-os através da planta geral, onde ficarão as bases em que devem construir as moradias.

Juliana Zorzeto entregou a cartilha à beneficiária, contendo orientações sobre o Programa Lote Urbanizado

Juliana explicou que a Prefeitura, seguindo orientação do Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, vai continuar dando apoio à Agehab e principalmente às famílias beneficiárias, auxiliando-as da melhor forma para que cumpram com o que estará estabelecido em contrato.

Fernando Delgado informou que após a assinatura dos contratos, as famílias já poderão iniciar a construção, que tem prazo estabelecido por etapas, até o prazo de 24 meses para que as unidades estejam prontas. Ele prevê a autorização para começo dos trabalhos em janeiro.

Beneficiários retiravam papel para sorteio com o endereço de suas futuras moradias

Sorteio para a primeira etapa do Lote Urbanizado

Sidrolândia terá 51 bases onde os beneficiários construirão as suas moradias pelo Programa Lote Urbanizado.

O sorteio realizado nesta quinta-feira refere-se à primeira etapa onde há 36 lotes. A segunda etapa contemplará outros 15.

O Programa

De acordo com a Agehab, a parceria para o Projeto Lote Urbanizado é formada a ‘três mãos’: a prefeitura doou o terreno (em Sidrolândia a Prefeitura Municipal Gestão 2017/2020, através da Secretaria de Infraestrutura ainda fez a terraplenagem), o Estado construiu a base da residência (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias, contrapiso e primeira fiada em alvenaria) e a família beneficiada a partir de agora entra com a mão de obra e a compra do material restante.

Duas etapas e dois anos para conclusão

Dentro do Lote Urbanizado, a construção das casas populares é feita em duas etapas. A primeira é feita pela Agehab que é a edificação da base de 42,56m² que será executada para comportar dois quartos, sala/cozinha e banheiro.

A segunda etapa é o complemento da construção. Aí a família beneficiária tem que comprovar a compra do material e a mão de obra (pessoa que receberá assistência técnica e será acompanhada na autoconstrução).

O prazo para a conclusão da segunda etapa é de 24 meses contados a partir da assinatura de autorização para execução da obra.

O Lote Urbanizado é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual e municipal, quando o benefício se tratar de uma unidade habitacional completa, salvo no caso de ampliação, quando houver real necessidade, após análise de técnicos da Agehab.

Em Sidrolândia, a Prefeitura através da Coordenadoria Executiva de Habitação realizou as etapas de cadastramento dos interessados e acompanhou junto à Agehab os trâmites que definiram os contemplados.