Publicado em 14/01/2018 às 21:02, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura discute ações emergenciais para estradas rurais e limpeza urbana

Mauro Silva, Assessoria Prefeitura Sidrolândia
Foto: Rafael Brites - Assessoria

O dia de domingo (14) foi de trabalho para o prefeito Marcelo Ascoli, que acompanhado de integrantes da administração municipal – entre eles a primeira-dama Ana Lídia, secretário de Governo Clayton Ortega, chefe de Gabinete Jaice Centurion e o controlador-Geral Renato Santos – saiu às 6 horas da manhã e retornou às 17h30min, período em que realizou verificação nas condições das estradas vicinais na zona rural de Sidrolândia.

Preocupado com o volume de chuvas que atingem o município, o prefeito, que regularmente visita as localidades rurais, tirou o dia para analisar o quadro atual.

A Prefeitura vai adotar medidas emergenciais para controlar a situação, que atinge não somente Sidrolândia, mas em torno de 20 municípios em Mato Grosso do Sul que também tiveram estradas vicinais, rodovias, pontes, principalmente nas áreas rurais destruídas em razão das chuvas. 42.339 pessoas até a sexta-feira (12) conforme a Defesa Civil estadual, estavam impactadas de alguma forma nestas localidades.

- Nos últimos 30 anos, este foi o terceiro com o maior volume de chuvas. E nos últimos três meses choveu mais de 500 milímetros em nossa região – salientou preocupado Marcelo Áscoli.

No giro que fez com os integrantes da Prefeitura pelas localidades rurais neste domingo, o prefeito encontrou inúmeros trechos de estradas vicinais intensamente prejudicados.

Eles visitaram os Assentamentos Santa Lúcia, Geraldo Garcia, São Pedro, Capão Bonito, Barra Nova, Estrela, Eldorado I, João Batista, MST, Guaviral, APAGE, Retiro do MST, Eldorado II Sede, Bafo da Onça.

Foto: Rafael Brites - Assessoria Comunicação Prefeitura

Além destas localidades, trechos de importantes estradas de acesso a fazendas também estão deteriorados, comprometendo não somente a circulação de moradores, como também o escoamento da produção, e logo, o transporte escolar que começa a rodar no dia 5 de fevereiro.

Sidrolândia é um município com particularidades a se considerar, o que eleva a preocupação da gestão. É um dos mais habitados na área rural em todos os seus quadrantes e possui uma extensão superior a 4.700 quilômetros de estradas vicinais, incluídas as dos assentamentos, aldeias indígenas, distritos e de acessos a fazendas.

Em 2017, a Prefeitura, seja com recursos próprios, ou em parceria com Governo do Estado através da Agesul e produtores rurais, reformou ou construiu 17 pontes em diferentes regiões. Muitas delas já não existiam e outras estavam interditadas. As benfeitorias proporcionaram condições de acesso, mas o prefeito Marcelo Áscoli é ciente de que ainda há estruturas para se mexer. Mesmo assim, o número de pontes arrumadas no ano passado é considerável.

Trechos de estradas vicinais também receberam manutenção no ano passado, seja com a patrulha destinada a recuperar travessões utilizados pelo transporte escolar, ou com os maquinários do pátio de Obras.

Limpeza Urbana

Outra área que incomoda a Prefeitura e que está na pauta de ações emergenciais está no perímetro urbano. O prefeito Marcelo Áscoli determinou urgência para que sejam retirados os entulhos provenientes de folhas, gramas, galhos, móveis inservíveis, material que foi colocado para fora pela população após limpeza nos quintais, e que ainda não foi retirado.

- Na cidade estes entulhos serão retirados das calçadas rapidamente. Material para ser limpo há um tempo e isto se agravou agora porque com as chuvas, cresce a vegetação, e tem vários munícipes podando gramas, limpando os quintais, potencializando o volume a ser retirado – disse o prefeito.

Reunião para Força Tarefa

A vistoria realizada na área rural e pelos bairros terá efeitos rápidos. Nesta segunda-feira (15) às 7h30min na Prefeitura haverá uma reunião para a montagem de uma Força Tarefa para envidar esforços com vistas à solução dos problemas.

O prefeito convocou a reunião e conduzirá o encontro, que deve contar com a participação do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, primeira-dama Ana Lídia Ascoli, secretário de Governo Clayton Ortega, secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos Nilo Cervo, secretária de Educação Alice Rosa Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Ivan de Oliveira Santos, e equipes técnica e financeira.