Publicado em 25/06/2018 às 14:55, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

41 sidrolandenses receberam atendimento oftalmológico pela Caravana da Saúde

17 foram operados da catarata e outros passarão por cirurgia para retirada de pterígio

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Dr. Marcelo e integrantes da Prefeitura, com o secretário Carlos Coimbra (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou a Campo Grande durante o final de semana 41 pacientes para atendimento oftalmológico na Caravana da Saúde que voltou a ser realizada pelo Governo do Estado.

A primeira turma foi atendida no sábado (23), primeiro dia do retorno da ação. Outro grupo viajou no domingo (24), e nesta segunda-feira (25) continuaram os atendimentos. A Prefeitura providenciou ônibus para o transporte.

Entre os pacientes sidrolandenses, 21 passaram por avaliações de catarata e 20 de pterígio. Do grupo, 17 passaram por cirurgias de catarata e 2 por limpeza de retina, somando 19 procedimentos entre o domingo e esta segunda-feira.

Sidrolandenses atendidos na Caravana da Saúde

As cirurgias de pterígio estão sendo agendadas para a próxima semana, e 9 sidrolandenses cirurgiados ontem, passaram por retorno com o médico hoje (25).

O prefeito Marcelo Ascoli, primeira-dama Ana Lídia e secretários municipais, acompanharam o grupo de pacientes de Sidrolândia transportados pela Prefeitura até a Capital. Eles interagiram com a população e representaram o Poder Executivo na recepção que tiveram do secretário de Estado de Saúde Carlos Coimbra e membros da organização da Caravana da Saúde.

Gesto simbólico de entrega de caixa cirúrgica a Sidrolândia. Receberam pelo município, o Dr. Marcelo Ascoli, a primeira-dama Ana Lídia e o secretário de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho

Durante o ato, a Prefeitura de Sidrolândia foi uma das contempladas pela Secretaria de Estado de Saúde com caixa cirúrgica, que será utilizada por uma das unidades na cidade.

Catarata e Pterígio

O pterígio chama muito a atenção, pois altera a estética do olho, deixando-o vermelho, irritado e com uma pele mais grossa no canto. Já a catarata é detectada somente com equipamentos específicos. A visão do paciente vai ficando embaçada, mas, não deixa os olhos vermelhos. Só é possível observar a catarata sem o uso de equipamentos quando está muito avançada e os olhos ficam esbranquiçados. Os principais sintomas do pterígio são queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e olhos vermelhos. Já a catarata tem uma progressão lenta, causando um leve embaçamento que demora a ser percebido pelo paciente.

As causas de ambas também são bem distintas: o pterígio surge devido ao excesso de exposição ao sol sem devida proteção, ou seja, óculos escuros e a catarata é uma doença do envelhecimento natural do olho. Uma cirurgia simples e de rápida recuperação é o tratamento adequado para a catarata, que exige uma lente intraocular para substituir o cristalino opaco, que é retirado. Para o pterígio, o tratamento indicado é apenas o uso de colírios. A cirurgia só é feita quando há piora da visão, irritação ocular crônica ou alterações estéticas.