Publicado em 14/09/2018 às 11:27, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Campanha de prevenção ao suicídio foi levada a Unidades de Saúde e Escola Sidrônio

Ação que integra o Setembro Amarelo será levada a postos urbanos e rurais na próxima semana

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde e Gerência de Saúde Mental segue realizando ações da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

A psicóloga Ana Paula Barbosa, gerente de Saúde Mental, informou que as equipes levaram o tema durante esta semana às Unidades de Saúde Diva Nantes, Central, Jandaia, ao CRAS São Bento e SCFV do Distrito de Quebra Coco.

Na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, após solicitação da diretora Márcia Bordignon, foi oferecida uma capacitação aos professores, para que estes identifiquem o comportamento suicida na adolescência.

O trabalho foi proveitoso, e os profissionais de educação externaram a preocupação com os casos de bullying no meio estudantil, que deve ser combatido uma vez que se trata de um fator que pode desencadear um comportamento suicida na vítima.

Segundo o site Brasil Escola, o bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

As ações de prevenção ao suicídio terão continuidade na próxima semana, onde já estão agendados atendimentos nas Unidades de Saúde do Assentamento Eldorado, Quebra Coco, Malvinas e Cascatinha.

Estatísticas em Sidrolândia

É preocupante a realidade local em relação ao risco suicida entre a população. Nos últimos 5 anos, aproximadamente 15 suicídios foram cometidos em Sidrolândia.

Levantamento realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mostra que de janeiro a agosto de 2018 em Sidrolândia ocorreram 19 tentativas de suicídio – 11 na área urbana e 8 na rural – e 2 suicídios.

Detalhada a estatística por faixa etária sobre as tentativas, 8 foram cometidas por homens entre 15 e 57 anos, e 11 por mulheres entre 13 e 58 anos.

Dos 19, 17 tentaram por intoxicação medicamentosa e 2 por enforcamento.

Mesmo com altos índices, que são preocupantes, o levantamento do CAPS revela que houve diminuição das ocorrências, comparando ao mesmo período de 2017.

Onde procurar ajuda

A Campanha Setembro Amarelo 2018 em Sidrolândia indica em que momento o paciente pode estar em comportamento de risco suicida: “Se você tem sentimentos frequentes como tristeza, desânimo, desesperança e desinteresse, procure o Serviço de Saúde mais próximo! Você pode estar sofrendo de depressão, ansiedade e/ou outros transtornos mentais que causam estes sintomas podendo levar a pensamentos de morte ou até mesmo de suicídio”, orienta o material.

A Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde disponibiliza o atendimento nos seguintes locais:

Unidades de Saúde urbanas e rurais, Núcleo de Apoio à Família (NASF), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Telefones

Já está disponível para os municípios de Mato Grosso do Sul e outros 8 Estados o número 188 do Centro de Valorização pela Vida (CVV) para quem estiver pensando em se suicidar, sem custo de ligação, podendo ser utilizado em qualquer horário.

Em Sidrolândia, o CAPS, situado à Rua Prefeito Jaime Ferreira Barbosa 150, Centro, também atende pelo telefone 3272-1653, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Imagens feitas pelas equipes da Campanha