Publicado em 05/09/2018 às 16:02, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Setembro Amarelo em Sidrolândia começa com 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio

Durante o mês a campanha de conscientização será intensificada junto à população. No ano já são 19 tentativas e 2 suicídios

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
2º Encontro Municipal de Prevenção ao Suicídio (Fotos: Coordenadoria Executiva de Comunicação)

Com a finalidade de mobilizar a população mundial, a Campanha Setembro Amarelo – iniciada em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) e Organização Mundial de Saúde (OMS) – lembra que este é o Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio. O Brasil é o oitavo em ocorrências no mundo, e Mato Grosso do Sul também registra elevado número de casos.

Em Sidrolândia a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, com organização e desenvolvimento pela Gerência de Saúde Mental, realizou nesta quarta-feira (05) o 2º Encontro Municipal de Prevenção ao Suicídio.

A psicóloga Ana Paula Barbosa, gerente de Saúde Mental, disse que o material de divulgação explica que “o objetivo do Encontro para este ano é aprimorar o conhecimento de profissionais, como médicos, enfermeiros e trabalhadores das áreas da saúde, educação, serviço social, para lidarem com pessoas em sofrimento grave e comportamento suicida.

Ela revelou que a população receberá ações de conscientização a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção em locais públicos como unidades de saúde, escolas e empresas por meio de palestras e atividades educativas.

O Encontro também contou com a participação do secretário Municipal de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho – que no ato representou o prefeito Dr. Marcelo Ascoli – do Conselho Municipal de Saúde – representado por alguns membros e pelo presidente Pedro Macedo Granja – diretora Márcia Bordignon da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade.

Neste ano a ação promete orientar o público sobre como identificar o comportamento de risco suicida nos pacientes.

Estatísticas em Sidrolândia

É preocupante a realidade local em relação ao risco suicida entre a população. Nos últimos 5 anos, aproximadamente 15 suicídios foram cometidos em Sidrolândia.

Levantamento realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mostra que de janeiro a agosto de 2018 em Sidrolândia ocorreram 19 tentativas de suicídio – 11 na área urbana e 8 na rural – e 2 suicídios.

Detalhada a estatística por faixa etária sobre as tentativas, 8 foram cometidas por homens entre 15 e 57 anos, e 11 por mulheres entre 13 e 58 anos.

Dos 19, 17 tentaram por intoxicação medicamentosa e 2 por enforcamento.

Mesmo com altos índices, que são preocupantes, o levantamento do CAPS revela que houve diminuição das ocorrências, comparando ao mesmo período de 2017.

Onde procurar ajuda

A Campanha Setembro Amarelo 2018 em Sidrolândia indica em que momento o paciente pode estar em comportamento de risco suicida: “Se você tem sentimentos frequentes como tristeza, desânimo, desesperança e desinteresse, procure o Serviço de Saúde mais próximo! Você pode estar sofrendo de depressão, ansiedade e/ou outros transtornos mentais que causam estes sintomas podendo levar a pensamentos de morte ou até mesmo de suicídio”, orienta o material.

A Prefeitura de Sidrolândia por intermédio da Secretaria de Saúde disponibiliza o atendimento nos seguintes locais:

Unidades de Saúde urbanas e rurais, Núcleo de Apoio à Família (NASF), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Telefones

Já está disponível para os municípios de Mato Grosso do Sul e outros 8 Estados o número 188 do Centro de Valorização pela Vida (CVV) para quem estiver pensando em se suicidar, sem custo de ligação, podendo ser utilizado em qualquer horário.

Em Sidrolândia, o CAPS, situado à Rua Prefeito Jaime Ferreira Barbosa 150, Centro, também atende pelo telefone 3272-1653, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h.