Publicado em 22/10/2018 às 22:39, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Unidades de Saúde realizam ações de prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

Prefeitura através da Secretaria de Saúde com as equipes já realizaram mais de 330 procedimentos com as mulheres

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Campanha Outubro Rosa de conscientização e prevenção ao câncer de mama está presente em Sidrolândia com as ações desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde e suas Unidades urbanas e rurais.

Após reuniões preliminares envolvendo o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, o secretário Nélio Saraiva Paim Filho e equipe técnica da Saúde, foi definida uma ampla mobilização em todo o município, envolvendo as 13 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para contemplar o maior número possível de mulheres com o atendimento.

Desde o início do mês, postos da área urbana definem cada um, os dias que propiciarão horário estendido após às 17 horas com a finalidade de atender as trabalhadoras. No caso da área rural, o serviço é oferecido nos postos das localidades durante o dia.

Neste período, as 13 Unidades de Saúde estão realizando coleta de preventivo, exame clínico de mama, solicitação de mamografia, ultrassonografia para mulheres. Para descontrair os ambientes, também ocorrem sorteios de brindes e até palestras motivacionais ao público feminino.

Até a sexta-feira (26/10) os ESF’s urbanos intensificarão o atendimento noturno, dentro das possibilidades de cada unidade.

Na área rural, as ações do Outubro Rosa já ocorreram nos ESF’s DO Assentamento Eldorado, Capão Bonito I e II, Unidade Móvel II, enquanto que nesta semana as outras rurais atenderão a sua clientela.

Já são mais de 330 procedimentos

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Sidrolândia já promoveu mais de 330 procedimentos até esta segunda-feira (22/10).

São 149 preventivos, 110 exames clínicos da mama, 80 solicitações de mamografia. Até o final do mês, esses números devem crescer ainda mais, à medida em que aumentar o interesse das mulheres.

Sábado de atendimento exclusivo

22 mulheres diagnosticadas com algum tipo de alteração, no preventivo ou exame da mama já foram atendidas no sábado (20/10) no Centro de Especialidades Médicas (CEM) com ultrassonografia e transvaginal.

- A Prefeitura espera que as mulheres sidrolandenses aproveitem esta oportunidade que está sendo dada dentro do Outubro Rosa, para que façam as coletas do preventivo, o exame clínico da mama ou a solicitação de mamografia nas nossas Unidades de Saúde, para que previnam contra a doença – conclamou o prefeito Dr. Marcelo Ascoli.