Publicado em 05/06/2018 às 10:24, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Administração assumiu custos elevados para funcionamento e já investiu em torno de R$ 4 milhões
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas) “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira” localizada à Rua Ponta Porã esquina com a Avenida Antero Lemes da Silva, em Sidrolândia, completa nesta terça-feira (05/06) seu primeiro ano de funcionamento.
Após grande parte da estrutura física ter sido concluída pelo governo anterior, a atual administração teve que realizar adequações técnicas na estrutura para que ficasse em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde – enfim, em 5 de junho de 2017 era colocada em funcionamento a UPA Porte I – para atendimento à população sidrolandense.
- Quando recebíamos recomendações para não abrir a UPA naquele período em razão da grave crise financeira do país e do alto custo mensal para a manutenção, que inclusive causou o fechamento de diversas unidades aqui no Estado e no Brasil, decidimos apostar as fichas na abertura da UPA aqui em Sidrolândia, mesmo cientes do quadro desfavorável imposto pela situação econômica que o país atravessa. Não está sendo fácil, mas nos adequamos e a Prefeitura de Sidrolândia hoje comemora o primeiro aniversário da UPA funcionando perfeitamente, atendendo a população 24 horas – comentou o prefeito Marcelo Ascoli.
Ele lembrou do planejamento montado por secretários e técnicos de várias Pastas da Municipalidade para garantir a permanência do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento, uma vez que a maior parte dos recursos para o custeio – pagamento de pessoal, material de consumo, entre outras despesas mensais – sai dos cofres municipais.
Ao longo do ano a Prefeitura já empregou em torno de R$ 4 milhões para viabilizar o funcionamento da UPA, mas o resultado positivo verificado pelos níveis de aprovação da população, compensam o esforço e comprometimento da atual administração.
A unidade possui profissionais em todas as áreas necessárias para o atendimento e equipamentos como raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.
Atendimentos
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou números relacionados ao atendimento no período de 5 de junho de 2017 a 31 de maio de 2018 na UPA.
Total de Atendimentos: 243.820
- Raio X: 3.105
- Eletrocardiograma: 159
- Pequenas Cirurgias: 131
- Consultas Médicas: 49.935
- Laboratório Clínico: 62.238
- Outros (curativos, inalações, administração de medicamentos, consultas com outros profissionais, etc): 128.252.