Publicado em 26/07/2018 às 12:01, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Iluminação pública recebe manutenção constante pela administração

Recentemente Prefeitura autorizou extensão de rede em três setores da área urbana

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Imagens feitas pela empresa (Divulgação)

Os investimentos são expressivos, girando em torno de R$ 100 mil somente em manutenção. Os resultados porém, respondem pelo esforço feito pela Prefeitura de Sidrolândia. A rede de iluminação pública está bem cuidada.

A Administração 2017/2020, no início do ano passado, precisou de tempo para atender à demanda em todos os bairros da cidade por manutenção nas luminárias. A empresa que realiza os serviços – contratada por processo licitatório – setorizou o perímetro urbano, e gradativamente conseguiu zerar o alto número de solicitações.

Em 2018, a 4 A Engenharia mantém os serviços diários de reparos na rede de iluminação pública, com os investimentos financeiros realizados pela Prefeitura.

O Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, monitora a aplicação financeira e a ação pelos bairros, cobrando relatórios constantes, e analisando a qualidade dos serviços.

Os problemas que surgem, referentes a luminárias queimadas, relés fotoelétricos e braços danificados, entre outros, são solucionados em até 24 horas após a solicitação pelo telefone de atendimento da empresa, o 3272-2993. Em caso de trabalhos da equipe na área rural, o prazo de atendimento do pedido na zona urbana não chega a 48 horas.

Rebaixamento de rede em bairros

No ano passado a Prefeitura aplicou mais R$ 100 mil em recursos próprios através da COSIP – arrecadados da taxa de iluminação pública – para rebaixamento da rede elétrica e instalação de iluminação pública em ruas dos Bairros Campina Ipacaraí, Sidrolar e Rua Dr. Costa Marques.

Expansão de rede

Recentemente, com autorização da Energisa, a Prefeitura adquiriu o material e a empresa contratada para a manutenção, estendeu a rede de energia elétrica e instalou luminária em três setores da cidade: Rua Antônio Correia da Costa esquina com a Rua General Malan (São Bento), Rua Rio Grande do Norte entre a Avenida Dorvalino dos Santos e a Rua São Paulo (Centro), e na Rua Ponta Porã, saída para o Distrito de Quebra Coco no Bairro Cascatinha II.

Prefeitura vai fiscalizar casos de danos em relés

Uma situação relacionada à manutenção da rede de iluminação pública em Sidrolândia tem preocupado a administração municipal e a empresa que realiza os serviços. Quase que diariamente surgem problemas em luminárias, muitas das quais, recentemente trocadas.

A empresa 4 A, cobrada a apresentar justificativas, montou dossiê e apresentou relés fotoelétricos danificados, sendo esta a causa de várias lâmpadas apagadas. Conforme os empresários, o descuido de funcionários de empresas de outros ramos quando necessitam subir aos postes para implantar seus serviços, seria o motivo para as avarias nos equipamentos.

Por esta razão, há luminárias, que mesmo recebendo manutenção recente não funcionam, e isto exige o retorno da prestadora do serviço ao local para reparar o problema que não foi causado por seus funcionários.

Para eliminar este transtorno, que causa prejuízos aos cofres municipais, o secretário de Planejamento, Tributação e Gestão Estratégica, Renato Silva Santos, solicitou do Fiscal de Posturas a fiscalização e reunião com empresas de outros ramos para que orientem seus trabalhadores a tomar cuidados na execução dos serviços nos postes, com o intuito de evitar os danos nos relés ou na fiação da rede elétrica.

Área rural

A empresa 4 A anunciou que está programando o envio da equipe de manutenção às agrovilas do Assentamento Capão Bonito I, Assentamento Capão Bonito II e ao Distrito de Quebra Coco para realizar serviços na rede de iluminação pública dessas localidades.