Publicado em 13/03/2019 às 15:42, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura iniciará distribuição de 11.738 carnês do IPTU 2019

Campanha sorteará geladeiras, TVs, bicicletas e uma Honda Biz entre os contribuintes. Inadimplentes devem renegociar débitos para ter direito aos descontos neste ano

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Carnês do IPTU emitidos no ano passado pela Prefeitura de Sidrolândia (Foto: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia por intermédio do Setor de Tributação, vinculado à Secretaria de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica (Sefate), deve iniciar na sexta-feira (15/03) a entrega dos 11.738 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2019.

Para os contribuintes que estiverem quites com o pagamento do imposto nos anos anteriores, serão oferecidos descontos. Neste caso, a opção da parcela única proporcionará 20%, e em até três parcelas, 10%. Os descontos serão válidos para o pagamento até o dia 10 de abril, data do vencimento.

Há também a opção em até cinco parcelas, porém o contribuinte não terá direito a descontos.

O Setor de Tributação aguarda pelos contribuintes que queiram renegociar os débitos de anos anteriores. O não comparecimento acarretará na perda do direito aos descontos anunciados para o exercício de 2019.

A Campanha IPTU Premiado deste ano realizará cinco sorteios e ofertará como prêmios, televisores, bicicletas, geladeiras, e no último, uma motocicleta Honda Biz zero quilômetro.

Emissão do carnê e boleto on-line

O contribuinte do IPTU em Sidrolândia pode optar também pelo modo on-line para imprimir o carnê do ano de 2019, ou os boletos referentes a débitos de anos anteriores.

Basta que acesse o Portal da Prefeitura Municipal de Sidrolândia: www.sidrolandia.ms.gov.br, clica no link Serviços ao Cidadão, depois escolher a opção Portal do Contribuinte, e preencher os campos para em seguida imprimir o documento.

Dinheiro do contribuinte retorna em obras e serviços

O IPTU é um importante componente no quadro da Receita Municipal. Todas as cidades brasileiras necessitam desta fonte para fortalecer o caixa próprio para a execução das ações administrativas.

Em Sidrolândia, a Gestão 2017/2020, com os recursos do IPTU e de outros impostos e taxas municipais, tem realizado investimentos importantes, como reformas em CMEIs, escolas, CEM, Posto de Saúde Central. Coloca a frota de máquinas para dar conservação em estradas vicinais e vias públicas, revitalizou 36 pontes, e em 2018, permitiu que a Prefeitura adquirisse com recursos próprios dois caminhões basculantes zero quilômetro, que custaram ao município R$ 603 mil.

É com este recurso que o cofre municipal fica provido para as contrapartidas financeiras obrigatórias para a realização de obras e aquisições provenientes do Governo Federal ou Governo do Estado. Sem a reserva própria, fica o município impossibilitado de pleitear emendas parlamentares que garantam investimentos milionários em benefício do próprio cidadão.