Publicado em 11/04/2025 às 15:45, Atualizado em 15/04/2025 às 14:02

Sidrolândia realiza a 7ª Conferência da Cidade com foco em participação popular e desenvolvimento urbano

Comunicação Prefeitura,
Cb image default
Divulgação

Evento reuniu autoridades e sociedade civil para debater propostas que irão compor a etapa estadual

Aconteceu na última sexta-feira, dia 11 de abril, a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Sidrolândia, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, entidades de classe e a sociedade civil organizada. O evento foi realizado para fortalecer o diálogo sobre o desenvolvimento urbano e encaminhar propostas para a Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Basso, o secretário de Governo Natalino Gonzaga, além de membros da Comissão Organizadora Municipal, delegados e representantes de diversos segmentos da comunidade.

A conferência teve como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e contou com momentos de exposição temática, grupos de discussão e plenária final, onde foram eleitas as propostas prioritárias do município.

Durante a abertura, o prefeito Rodrigo Basso destacou a importância do evento para a construção coletiva do futuro da cidade:

Sidrolândia vive um momento de transformação, e esse processo só tem sentido quando a população participa. Ouvir quem vive a cidade no dia a dia é o primeiro passo para construir soluções que realmente façam a diferença. Estamos aqui para escutar e, principalmente, para agir”, afirmou.

A palestrante da conferência foi a coordenadora da Agehab Tânia Marques que reforçou o papel da participação popular na formulação das políticas públicas e o compromisso da gestão com os resultados do encontro:

A população precisa ter voz no poder público, e Sidrolândia está dando essa oportunidade. Essas conferências são espaços fundamentais para a sociedade civil se manifestar. Tudo o que envolve o desenvolvimento urbano — habitação, acessibilidade, trânsito, transporte — tem impacto direto na vida das pessoas, e elas são as maiores interessadas. A partir das propostas que surgirem aqui, acredito que Sidrolândia pode esperar muitas obras e avanços. O prefeito está aberto para ouvir e compreender a dinâmica desse crescimento”, declarou.

Confira as fotos aqui!

Ao final do evento, foram eleitas as delegadas e os delegados que representarão Sidrolândia na 7ª Conferência Estadual das Cidades. Dividas em três grandes eixos: articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas, gestão estratégica e financiamento, além de grandes temas transversais, as propostas priorizadas, construídas de forma coletiva, integrarão o relatório final que será enviado à comissão estadual conforme as diretrizes nacionais.