Publicado em 04/05/2021 às 16:41, Atualizado em 04/05/2021 às 20:44

157 famílias do Jatobá são integradas ao território do Cras Jandaia

Administração realizou atendimento técnico-social e Diagnóstico Socioterritorial garante aos moradores o acesso às políticas públicas de Assistência Social

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia tem direcionado atenção especial às famílias que moram no Acampamento Jatobá, instalado desde 2018 em uma área da estação ferroviária. Através da Secretaria de Assistência Social (Seas), foi aprovado o Diagnóstico Socioterritorial das 157 famílias que hoje estão residindo nesse território.

De acordo com a secretária de Assistência Social, psicóloga Aletânia Ramires Gomes, o diagnóstico tem a função de realizar a análise do perfil das famílias, para o acesso ao que está garantido na Política Nacional de Assistência Social.

Com o Diagnóstico Socioterritorial aprovado, as famílias que ainda não tem Cadastro Único já podem ser inseridas no sistema, porque já fazem parte da política de Assistência Social.

A ação foi realizada a pedido da prefeita Vanda Camilo, que orientou a secretária e equipe técnica a promover um atendimento especial para as famílias do Jatobá.

“Essa foi uma grande preocupação da prefeita, porque embora as famílias do Jatobá já tivessem instalado lá desde 2018, elas não estavam sendo atendidas pela política pública, então não estava definido qual era o Cras que poderia atender esses moradores, mas a Vanda pediu que tivéssemos um olhar para essas famílias”, ressaltou a secretária.

Os moradores do Jatobá passam a integrar o Cras Jandaia, localizado na Rua Paraná, nº 1885, Bairro Jandaia, com o atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Famílias receberam cadastramento Social do CadÚnico

No mês de março, foi realizada uma ação de cadastramento para inclusão e atualização no Cadastro Único para as famílias que residem no Acampamento Jatobá.

O Cadastro Único ou CadÚnico é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com os municípios que busca identificar as famílias brasileiras com renda de até três salários mínimos, tendo como objetivo a inclusão de programas sociais, sendo o Bolsa Família o mais conhecido, para superação de vulnerabilidade social, ou seja famílias que estão em situação de pobreza ou pobreza extrema.