Publicado em 24/01/2020 às 10:33, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Assistência Social comemora investimento para a sede própria do CRAS Cascatinha

Prefeitura viabilizou R$ 422 mil para construir unidade no Bairro Cascatinha II

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Terreno onde será construído o prédio do CRAS Cascatinha (Foto: Rafael Brites)

Repercutiu positivamente o esforço da Administração Municipal em viabilizar a construção da sede própria do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Cascatinha com R$ 422 mil em investimento no prédio, que será edificado ao lado do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) no Bairro Cascatinha II.

A Unidade

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEAS), o CRAS Cascatinha foi implantado no dia 01/07/2007, funcionando atualmente em um prédio alugado na Rua Espírito Santo, 1815, no Bairro Jandaia.

Esta Unidade atende famílias que residem nos Bairros Cascatinha I e II, Jardim do Sul, Jardim Alfa, Jardim Petrópolis I e II, Morada da Serra, Santa Marta, Vila Carinhosa, Alto da Figueira, Aldeia Tereré, Aldeia Nova Tereré e Aldeia Nova Nascente.

Com sua Equipe Volante, o CRAS Cascatinha também atende famílias das Aldeias Córrego do Meio, Lagoinha, Dez de Maio, e dos Assentamentos Valinhos, São Pedro, Barra Nova I e II, Estrela, Capão Bonito I, II e III, Vacaria, Santa Terezinha, Santa Lúcia, Geraldo Garcia, Canta Galo, Mutum, e acampamentos que estejam no território de atendimento.

Compõem a Equipe Técnica, coordenação, assistente social, psicólogo, duas orientadoras sociais, recepcionista, técnico do Cadastro Único dois auxiliares de serviços gerais.

Além de realizar o atendimento rotineiro na sede da repartição, também abrange os serviços do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Capão Bonito II onde atua mais uma orientadora social e dois auxiliares de serviços gerais, e na Aldeia Córrego do Meio, que absorve três orientadores sociais e duas auxiliares de serviços gerais.

As duas Equipes Volantes da Unidade com assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais realizam atendimento externo, uma delas nos bairros e aldeias urbanas (Equipe Base), enquanto que a outra atua em assentamentos, fazendas, chácaras e aldeias rurais.

A coordenadora dos CRAS na Secretaria de Assistência Social, Elisandra Darago, apresentou dados que corroboram com a demanda na repartição no Território Cascatinha.

- No ano de 2019 foram atendidas 10.573 pessoas, e além de todos estes atendimentos, as equipes executam o Serviço de Proteção e Atendimento Familiar (PAIF), o Serviço de Convivência (SCFV) dos Idosos com o grupo semanal que acontece no CRAS, O Serviço dos 18 aos 59 anos que desenvolvemos na Aldeia Lagoinha, o Serviço de Convivência dos 6 aos 17 anos no Capão Bonito II e na Aldeia Córrego do Meio, o Grupo de Gestantes que acontece uma vez por semana no CRAS e outro na Aldeia Córrego do Meio, o PAIF na sede do CRAS e outro quinzenalmente na Aldeia Tereré e na Nova Nascente. Temos ainda o Serviço de Convivência para o Idoso no Capão Bonito I uma vez por semana. Então trabalhamos diariamente com atendimentos na sede, a Equipe Volante se desloca duas vezes por semana para a zona rural, além destes trabalhos junto às famílias através dos grupos, onde acontecem palestras socioeducativas, dinâmicas de grupos e outras atividades – descreveu a coordenadora.

SEAS aprova a conquista

O secretário Paulo Atílio e equipes dos CRAS estão radiantes com a conquista do investimento para a construção da sede própria da unidade no Bairro Cascatinha II.

Eles destacaram o empenho do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, que ao lado da primeira dama Ana Lídia, pleiteou junto ao então deputado federal, e atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, emenda parlamentar para a execução da obra pela Prefeitura.

- Esta é uma grande conquista para Sidrolândia, principalmente para os funcionários e nossos usuários que são atendidos no CRAS Cascatinha, que com certeza ficará melhor com esta casa nova, sede própria, espaço mais amplo, isso com certeza reflete na melhoria da produção e da condição de trabalho para o servidor – salientou Elisandra.

Contrato assinado, obra assegurada

Na quarta-feira (22/01), foi assinado pelo Dr. Marcelo o contrato celebrado entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura para a construção da sede do CRAS Cascatinha.

Serão R$ 422 mil – R$ 382 mil do Governo Federal provenientes da emenda, e R$ 40 mil de contrapartida financeira da Prefeitura. A nova estrutura terá 199,88m² de área construída, espaço adequado para o trabalho dos servidores e o atendimento aos usuários.