Publicado em 09/05/2019 às 10:06, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Cesta Verde: “Estou achando maravilhoso, porque tem muita gente que precisa”, disse beneficiária

“É uma corrente, beneficia o produtor, mas as famílias que recebem também são beneficiadas”, ressaltou o presidente da Coopamaf

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeito entrega cesta à dona Maria Lenir (Fotos: Geovane Mendonça)

Durante a entrega de 95 Cestas Verdes às famílias assistidas pelo CRAS São Bento, representantes dos fornecedores dos hortifrúti e dos beneficiários deram depoimentos e enfatizaram a importância do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Sidrolândia Gestão 2017/2020 por meio do convênio com a Conab.

Serão investidos R$ 252 mil em um ano na compra de produtos de 33 pequenos produtores filiados à Coopamaf (Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar). Os gêneros alimentícios formarão a Cesta Verde que será distribuída para 294 famílias atendidas pelos CRAS.

Famílias recebem “cesta enorme” e valorizam ação

A iniciativa da Gestão 2017/2020 em implantar a Cesta Verde em Sidrolândia agradou as famílias selecionadas.

- Hoje eu quero agradecer porque vai ser maravilhoso pra nós ter todo mês uma cesta verde. Estou achando maravilhoso porque tem muita gente que precisa, pelo menos uma vez por mês ter em casa, verduras, legumes – declarou a dona de casa Maria Lenir, moradora no Jardim Pindorama, que recebeu uma das cestas das mãos do prefeito.

José Andrade, presidente da Coopamaf

Coopamaf comemora

José Andrade, presidente da cooperativa, esclarece que são 60 pequenos produtores associados, porém o projeto aprovado no final de 2018 contempla 33 fornecedores da Cesta Verde.

Animado com o retorno financeiro para os fornecedores, e com o apoio oferecido pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), José acredita que outros projetos possam ser implantados para atendimento a mais agricultores familiares em Sidrolândia.

- Nesse ano queremos fazer outro projeto, e aí vai depender do governo (federal) pra atender mais famílias e produtores – ressaltou.

A produção da agricultura familiar chegando à mesa dos lares sidrolandenses também estimula a Coopamaf, já que quem produz recebe pelo trabalho e quem precisa recebe este alimento.

- É uma corrente, beneficia o produtor, mas as famílias também são beneficiadas. A gente tem esperança de conseguir outros projetos para atender mais produtores e mais famílias – destacou José Andrade, que ainda enalteceu a atenção oferecida pela atual Administração Municipal.

95 beneficiários do CRAS São Bento foram os primeiros a receber a Cesta Verde. Outros CRAS também atenderão seus cadastrados

O evento

A sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) território do Bairro São Bento, recebeu na tarde de ontem (08/05) as famílias atendidas pela Unidade, para a primeira entrega das Cestas Verdes adquiridas pela Prefeitura de Sidrolândia por meio de convênio com a Conab.

Foram montadas e entregues mais de 95 cestas com produtos oriundos de lotes de agricultores familiares que integram a Coopamaf (Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar), entidade contemplada com o convênio que beneficiará 33 associados.

Serão 294 famílias atendidas pelas Unidades de CRAS no município no decorrer do ano.

- A cada semana ocorrerá a entrega em um CRAS. Hoje foi aqui no São Bento, na próxima semana será no Cascatinha, depois no Jandaia, e por fim no CREAS – explicou o secretário de Assistência Social, Paulo Atílio Pereira.

Recebem a Cesta Verde os cadastrados no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) trabalhados nos CRAS.

O secretário Ivan de Oliveira, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, presente com sua equipe, anunciou que a Gestão 2017/2020 da Prefeitura através da sua Pasta, trabalha no projeto diretamente com o agricultor familiar fornecedor dos produtos.

Trabalho de montagem das cestas

A Prefeitura também garantirá o transporte gratuito dos produtos desde as pequenas propriedades da cooperativa até a cidade.

- Além do prefeito ter autorizado esse transporte, a Prefeitura através da Sederma em parceria com a Agraer e Sebrae disponibilizará técnicos para acompanhar o planejamento de campo e a produção nos lotes – informou Ivan.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli comemorou a aprovação do projeto que possibilitou o convênio da Prefeitura com a Conab, assegurando R$ 252 mil durante o ano. O recurso vai viabilizar a produção nos lotes da agricultura familiar e o alimento na mesa das famílias selecionadas durante um ano.

- Agradeço aos secretários Paulo Atílio e Ivan com as suas equipes e todas as Secretarias envolvidas na ação da Cesta Verde pela Prefeitura. Para a nossa Gestão é uma satisfação contemplarmos essas famílias com a melhoria na qualidade da alimentação, e ao mesmo tempo o Município atende as duas pontas: Gerando renda ao adquirir os produtos da agricultura familiar, e contemplando as famílias de baixa renda com esses gêneros alimentícios, gratuitamente – declarou o Dr. Marcelo.

Itens entregues na primeira remessa

De acordo com o presidente da Coopamaf, José Andrade, as cestas da primeira entrega no CRAS São Bento foram compostas por 8 itens (tomate-cereja, almeirão, couve, berinjela, abacaxi, abobrinha, cenoura, limão taiti, limão rosa). Para as próximas remessas mais produtos estarão disponíveis, entre os quais o alface.