Publicado em 16/06/2020 às 07:57, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura inicia Campanha Junho Prata em defesa do idoso

Para evitar aglomeração a campanha neste ano será marcada com a realização de várias ações durante o mês de junho através das mídias e dos CRAS

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou nessa semana ações ligadas a Campanha “Junho Prata”, que foi sancionada através da Lei 5.215, de 12 de junho de 2018, que institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa. O objetivo da lei é sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais.

Por conta da pandemia do Covid-19, a Campanha neste ano será marcada com a realização de várias ações durante o mês de junho através das mídias e dos CRAS do município, com o intuito de evitar aglomeração de pessoas e a proliferação da pandemia.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, revelam que em 2017 das 142.665 denúncias de violações registradas naquele ano, 33.133 foram praticadas contra idosos, sendo 23,22% do total.

O deputado Renato Câmara, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ressaltou sobre os idosos temerem denunciar por medo.

"Na maioria das vezes, os idosos temem denunciar os seus agressores por medo de sofrer represálias e ainda em virtude de, muitas vezes, alimentarem sentimento de afeto em relação aos seus algozes. A campanha será um ponto de partida para divulgarmos a necessidade da sociedade combater esse tipo de crime".

Sendo assim, a Secretaria de Assistência Social através do Conselho Municipal Direitos do Idoso – CMDI, articulou com a rede de apoio ao combate à violência contra a pessoa idosa, realizar ações para o desenvolvimento da campanha no município de Sidrolândia.

Durante o mês de junho, os CRAS São Bento, Jandaia e Cascatinha fará a distribuição de kits para os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o kit será entregue nas residência e contará com informativo, álcool em gel e máscara.

Os objetivos da campanha é conscientizar a sociedade civil sobre a importância de minimizar a violência contra a pessoa idosa, conhecer e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos; Sensibilizar a rede de apoio e a sociedade civil quanto à importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa; Divulgar as formas e canais de denúncias contra a violência à pessoa idosa, bem como, os canais de acesso e serviços disponíveis na rede que favorecem a convivência em espaços sociais e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com 60 anos ou mais.

Os canais de denúncias disponíveis para comunicar alguma situação de violência aos idosos é através disque 100, Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos a pessoas idosas.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras