Publicado em 16/06/2017 às 09:34, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Secretária de Assistência Social, promove ações relacionadas ao dia Mundial Contra ao Trabalho Infantil.

Assessoria,
Cb image default

A Secretaria de Assistência Social do Município de Sidrolândia está promovendo ações educativas relacionadas a Data de 12 de Junho - DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL. Durante o mês de junho estamos realizando palestras e dinâmicas nas Escolas e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, dos CRAS, Grupos PAIF e PAEFI, no CREAS.

O dia 12 de junho é um dia de luta contra o Trabalho infantil, cujo conceito é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.

Assim, a proibição do trabalho infantil no Brasil varia de acordo com a faixa etária e com o tipo de atividades ou condições em que é exercido.

No mundo todo nesta data refletimos sobre crianças e adolescentes que estão em más situações, sendo abusadas e obrigadas a trabalhar.

Em 1996, há 21 anos atrás, no nosso estado de Mato Grosso do Sul, cidade de Três Lagoas, várias crianças trabalhavam em uma carvoaria. O fato motivou ainda mais a luta contra o Trabalho Infantil no Brasil.

Em Sidrolândia, segundo IBGE (2010) há cerca de 1123 crianças em situação de trabalho infantil, em sua maior parte na Zona Rural.

Em caso de violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes disque 100, ou entre em contato com o Conselho Tutelar, CRAS ou CREAS do Município de Sidrolândia."