Publicado em 15/06/2019 às 10:03, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia realiza ações pela Campanha Junho Prata em defesa do idoso

Dia Mundial de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa motiva Estado e Municípios à mobilização

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia – Gestão 2017/2020 através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), aderiram à Campanha Junho Prata, que faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa.

Em Sidrolândia, o CMDI, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram palestras socioeducativas no sábado (15/06) nas Escolas Estaduais “Catarina de Abreu” e “Paulo Eduardo de Souza Firmo”, e Escola Municipal “Eldorado”, com a finalidade de estimular os participantes à reflexão sobre a velhice, os direitos da Pessoa Idosa e as formas de enfrentar a violência divulgando canais de denúncia. A próxima será no dia 24 (segunda-feira) às 8 horas na Escola Estadual “Vespasiano Martins” localizada no Distrito de Quebra Coco.

Já no dia 26 (quarta-feira) às 8 horas no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia, será ministrada palestra de sensibilização à campanha pela promotora Janeli Basso e por Roberto Patzlaff (coaching e psicodramatista), organizada pelo CMDI.

No dia seguinte, o Seminário Estadual de Enfrentamento a violência contra a pessoa idosa ocorrerá em Campo Grande com a participação de caravana de Sidrolândia.

Estatísticas da violência contra o idoso

A campanha foi sancionada através da Lei 5.215, de 12/06/2018, que institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo da lei é sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais.

Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos, entre 2011 e 2016, 8.219 idosos foram violentados em 2011, em 2012 o número saltou para 23.524, em 2013 subiu para 38.976 casos, 27.184 em 2014, 32.238 em 2016, tendência mantida em 2016, quando as denúncias protocoladas chegaram em 32.632.

O levantamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, dia que do total, 64% das pessoas agredidas são mulheres e 32% têm entre 71 e 80 anos. Em 41,10% dos registros, as vítimas eram brancas, 28,06% pardas e 10,48% pretas. Ainda conforme a sondagem, em 52% dos casos o suspeito era filho, 8% neto, 6% familiares de 2° grau, 5% genro ou nora, 4% vizinho e 3% irmão da vítima.

As cores da campanha são violeta e prata, possuem o seguinte significado, a cor violeta representa espiritualidade, intuição, purificação, respeito, dignidade, piedade e transformação. A cor prata significa sabedoria, franqueza e fidelidade.

Objetivos

• Conscientizar a sociedade civil sobre a importância de extirpar a violência contra a pessoa idosa, conhecer e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos;

• Sensibilizar a rede de apoio e a sociedade civil quanto à importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa;

• Divulgar as formas e canais de denúncias contra a violência à pessoa idosa, bem como, os canais de acesso e serviços disponíveis na rede que favorecem a convivência em espaços sociais e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com 60 anos ou mais.