Publicado em 24/04/2017 às 16:57, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Identidade Jovem será lançada na quinta-feira em Sidrolândia

Assessoria de Comunicação,

Na quinta-feira, a partir das 09h, na Câmara Municipal, será lançado oficialmente pela Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, o programa social Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem. O programa é do Governo Federal em parceria com o Estados e Municípios.

É um documento, destinado a jovens entre 15 e 29 anos, estudando ou não, que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Nas áreas de cultura, lazer e esporte fica assegurado o pagamento de meia-entrada, pagamento de 50% do valor cobrado nas entradas. Já no transporte, são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

Para se cadastras no programa o jovem não pode ultrapassar renda familiar mensal de até dois salários mínimos e deve estar e inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar seus dados, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Para emitir o cartão, disponibilizado somente virtualmente, há duas formas: pela internet ou aplicativo do celular.

Pela internet, acesse o site da ID Jovem, Com seu NIS (Número de Identificação Social), preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo aplicativo, basta fazer o download da APP ID Jovem preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.