Publicado em 19/10/2017 às 12:10, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Terceira etapa do I Circuito Municipal de Xadrez fará parte dos Jogos Escolares

A intenção dos organizadores é de usar a competição desse ano como uma espécie de “piloto”, realizando, a partir de 2018, competições mensais.

assessoria, Prefeitura Municipal Sidrolândia
Foto: Rafael Brites

Ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (17), na Escola Municipal Porfíria Lopes de Brito, a segunda etapa do I Circuito Municipal de Xadrez. A primeira já havia sido realizada no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola (Brizolão) e a terceira ocorrerá na segunda-feira (23), durante os jogos escolares municipais, devendo a quarta e última etapa ser realizada no mês de dezembro próximo.

O Xadrez, pela vez, faz parte do leque de modalidades esportivas disputadas nos jogos escolares, organizados e realizados pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das demais secretarias.

Após a realização da primeira etapa, a Escola Municipal Porfiria Lopes de Brito aparece liderando com 104 pontos, seguida pela Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade com 47 pontos.

O Circuito de Xadrez foi idealizado e implantado pelos professores Cezar Leon e Gabriel Pigosso, antigos incentivadores do esporte.

Nesse primeiro circuito participam cerca de 150 estudantes da rede de ensino municipal e estadual, para o próximo ano os organizadores esperam uma participação entre 200 e 300 competidores. Lembrando que a Escola Porfíria participa com uma equipe de 83 alunos, cerca de 55% do total de competidores.

Professor Gabriel coloca a importância da ação para desenvolver, não só o sentido de competição, mas o desenvolvimento do raciocínio lógico, a capacidade de concentração e o desenvolvimento intelectual, que em sua concepção afastam crianças e jovens dos vícios e da delinquência.