Publicado em 14/08/2020 às 12:23, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura lança cartilha digital sobre violência doméstica

Na cartilha também é possível realizar teste para identificar se a mulher está vivendo em um relacionamento abusivo

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov), lança cartilha digital sobre violência doméstica.

Visando o combate da violência contra a mulher e a sensibilização de toda a sociedade, foi iniciado a campanha Agosto Lilás, que além de trazer a discussão sobre as violências domésticas que ocorrem dentro do ambiente familiar e relacionamento afetivos da vítima, tem o objetivo de informar e convocar toda a sociedade a participar da luta de combate a violência sofrida pelas mulheres, que muitas das vezes leva à morte violenta (feminicídio).

Por conta da pandemia do Covid-19, a campanha neste ano está sendo marcada com a realização de várias ações durante o mês através das mídias, para evitar aglomeração, e umas das maneiras de chegar a informação a respeito da violência doméstica, foi lançado a cartilha digital. Em 15 páginas a cartilha contém todas as informações necessárias de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na cartilha tem as informações a respeito da Lei Maria da Penha – instituída em 2006 e que criou mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher – que recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica pratica por seu esposo; o que é violência doméstica e familiar; os 05 tipos de violência; ciclo de violência; direitos previstos na Lei Maria da Penha; sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município e contatos importantes.

No material digital contém também um teste para a mulher identificar se está vivendo em um relacionamento abusivo. O teste foi criado para ajudar na auto avaliação, por isso é de extrema importância que as repostas sejam respondidas mais verdadeiras possíveis.

O teste inclui 15 perguntas, e cada alternativa contém o número de pontos, após terminar de responder as perguntas, você poderá acompanhar o resultado. Com esse material a mulher poderá entender que está em situação de violência doméstica e procurar ajuda para que consiga romper o ciclo da violência.

A cartilha pode ser acessada aqui.

Confira os locais de assistência à mulher em situação de violência

Coordenadoria da Mulher

Sala Lilás - Delegacia de Polícia Civil

CREAs

CRAS

Também pode ser feito através dos canais de atendimento

180 - Orientações e denúncias

190 - Emergências

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras