Publicado em 09/03/2022 às 08:45, Atualizado em 09/03/2022 às 13:49

Projeto de enfrentamento à violência doméstica é implantado em Sidrolândia

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,

O projeto Dialogando Igualdades, que objetiva promover mudança cultural sobre a violência contra a mulher, a partir da reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, começa nesta quinta-feira (10) por meio de realização de atividades grupais de caráter reflexivo e psicopedagógico.

Conforme o juiz da vara criminal, Dr. Cláudio Pareja, o projeto só foi possível graças à parceria entre o Tribunal de Justiça, por intermédio da sua Coordenadoria da Mulher, e a Prefeitura de Sidrolândia, também através da Coordenadoria da Mulher. A principal meta é reduzir os índices de reincidência em casos de violência doméstica contra a mulher.

Os agressores que forem identificados, principalmente os reincidentes, serão encaminhados para participar do projeto. O projeto inclui grupos reflexivos que têm como intenção orientar os agressores para que eles entendam que não é por meio da agressão que se resolvem eventuais problemas conjugais, fazendo com que o indivíduo consiga manter ou ingressar em novo relacionamento sem que os vícios da violência retomem. “Esperamos que o projeto traga bons frutos com a redução desses índices alarmantes de agressão contra as mulheres”, informa Dr. Cláudio Pareja.

Dialogando Igualdades

Os participantes são homens autores de violência encaminhados por determinação judicial contra os quais tenha sido proferida decisão de medida protetiva da Lei n. 11.340/2006 ou sentença condenatória. São no máximo 16 integrantes por grupo e cada um deve participar de 16 encontros de duas horas cada. Os grupos são coordenados por uma dupla formada sempre por um homem e uma mulher, devidamente capacitados em questões de gênero e de dinâmicas grupais.