Publicado em 05/10/2019 às 14:51, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Assentamento Santa Terezinha festejou a chegada da patrulha agrícola

Localidade se destaca na produção de abacaxis e quer ampliar a capacidade de cultivo desta cultura, além de fomentar

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Realizado na manhã deste sábado (05/10) pela Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), e Agraer o ato oficial de entrega da patrulha agrícola ao Assentamento Santa Terezinha.

A patrulha foi viabilizada por emenda parlamentar de bancada que assegurou recursos da União, e a contrapartida do Governo do Estado por intermédio da Agraer.

A estrutura é composta por trator, grade aradora, grade niveladora e rotoencanteirador, que foi entregue à Associação do Assentamento Santa Terezinha 30 de Março, representada pela presidente Solange Cristina dos Santos e moradores que integram a entidade comunitária, para ser utilizada pelas 64 famílias da localidade.

Prefeito cumprimenta famílias do Santa Terezinha pela conquista da patrulha agrícola

Criado em 13 de agosto de 2001 (dados do Incra), o Assentamento Santa Terezinha se caracteriza como um grande produtor de abacaxis na região, além de cultivar outras culturas em proporções menores.

De acordo com a líder da Associação, em torno de dois milhões de mudas de abacaxi estão plantados, projetando a continuidade da grande produção na região.

Entre as autoridades presentes ao evento, o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, primeira-dama Ana Lídia, secretários municipais Ivan de Oliveira (Sederma) e Renato da Silva Santos (Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica), diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges, diretor-presidente da Funtrab Enelvo Felini, vereadores Itamar Souza, Jean Nazareth e Valdecir Carnevalli, chefe do escritório local do Incra Gilson Antônio Martins, Humberto de Melo (representante do deputado federal Vander Loubet).

Presidente Solange agradeceu autoridades pelo atendimento da reivindicação da comunidade

Festa do Abacaxi

Evento realizado em duas ocasiões, a Festa do Abacaxi no Assentamento Santa Terezinha foi citada nos pronunciamentos do Dr. Marcelo Ascoli, Solange Cristina e Ivan de Oliveira.

A presidente da Associação conclamou os pequenos produtores a se unir, como nos primeiros anos de existência do Santa Terezinha, e ressaltou que tem como meta em sua gestão a volta da festa. Ela inclusive já tratou do assunto com o prefeito e o titular da Sederma.

O Dr. Marcelo disse que a Prefeitura está à disposição para estabelecer a parceria para que o evento ocorra novamente e se torne tradicional, mesma linha adotada na fala de Ivan de Oliveira.

Secretário Ivan de Oliveira destacou a história da criação e de luta das famílias para a formação do Assentamento Santa Terezinha
André Nogueira Borges, diretor-presidente da Agraer
Dr. Marcelo, Solange e Ana Lídia