Publicado em 20/10/2022 às 15:36, Atualizado em 20/10/2022 às 20:56

Associações do Eldorado celebram recebimento de maquinário que vai fomentar a agricultura familiar

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Rafael Brites

Três associações que reúnem agricultores familiares do Eldorado tiveram hoje a concretização de um sonho. A Agrilam, Apara e AFAR receberam da Prefeitura os maquinários que vão auxiliar no fomento à produção da agricultura familiar da região. Foram entregues para a Associação Agrilam um microtrator cultivador, uma plantadeira adubadeira e uma carreta basculante; a Apara recebeu uma plantadeira adubadeira e um pulverizador de 600 litros; já para a associação AFAR foi destinado uma plantadeira adubadeira.

Para o agricultor José Dimas, morador do lote 39 do Alambari CUT, os equipamentos vão facilitar o trabalho de plantação. Ele informa que o maquinário era esperado pela população há mais de 10 anos. Entre as alternativas, era pegar o equipamento emprestado. “Tinha vezes que a gente não conseguia emprestado e não tinha como plantar porque já tinha passado a época do plantio”, relata.

A subprefeita do distrito de Capão Seco, Edilaine Tavares, enfatiza que este é um reforço na agricultura familiar e um grande avança para as famílias da região que dependem desta produção.

Orievaldo Gonçalves, popularmente conhecido como Dinho, revela que muitas vezes os produtores perdiam o plantio pela falta do maquinário. “Hoje com esses equipamentos chegando a gente já consegue plantar na hora certa, ter mais condições de produzir e colher, então ficou muito melhor porque a gente tem nas mãos e fica mais fácil pra gente trabalhar”.

Quem participou da entrega, além da prefeita Vanda Camilo e do secretário Antônio Galdino, foi o presidente da Agraer, André Nogueira Borges, que enfatizou a importância destes equipamentos. “Nós estamos acompanhando essas associações já a bastante tempo e vendo a necessidade de melhorar as condições de mecanização da agricultura. Esses implementos vão facilitar muito as condições para que eles (produtores) possam produzir melhor em tempo mais ágil para que possam competir melhor também nas condições de preço e assim melhorar a produtividade e lucro”.