Publicado em 07/05/2019 às 10:43, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Fornecedores enaltecem Gestão por maior investimento na compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar

Prefeitura estima para 2019 R$ 786 mil na aquisição de itens produzidos nas pequenas propriedades, superando teto do FNDE

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fornecedores habilitados ao fornecimento de produtos assinaram os contratos nos assentamentos onde vivem (Fotos: Geovane Mendonça)

13 proponentes foram habilitados a fornecer gêneros alimentícios da agricultura familiar dos grupos formais e do Empreendedor Individual, na Chamada Pública realizada pela Prefeitura de Sidrolândia em atendimento à Secretaria Municipal de Saúde para a composição da merenda escolar.

Os itens vão desde frutas, verduras e legumes, a pães, biscoitos, bebidas lácteas e polpas de frutas. A soma dos contratos – assinados na última semana – resulta em R$ 786 mil que devem ser aplicados pela Administração Municipal durante o ano de 2019.

Além de cumprir a legislação federal através do Programa Nacional DE Alimentação Escolar (PNAE), a atual Gestão supera o teto de investimento estipulado pelo órgão regulador injetando recursos próprios no complemento do montante financeiro.

Depoimentos dos fornecedores

De acordo com o assentado do Alambari CUT, Cláudio Roberto, a atenção da prefeitura está sendo boa para agricultura familiar, beneficiando a associação e o município.

Conforme o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar (Coopamaf), José Andrade, a prefeitura está ajudando muito. Fazendo comparativo, mesmo tendo apoio nas gestões anteriores, ressaltou que a administração atual aumentou o investimento nos produtos para a venda, em torno de 40% a mais no valor dos contratos. Andrade frisou que a cada ano faz um contrato novo com as instituições públicas, e com a Secretaria de Educação fornecem a merenda para as Escolas Municipais. José diz que com os valores investidos pela Gestão 2017/2020, há a motivação para os produtores produzirem sempre mais e melhorarem a qualidade de vida das famílias.

Maria Joana, assentada do Alambari, agradeceu ao prefeito Dr. Marcelo Ascoli e ao secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), Ivan de Oliveira, pela oportunidade para os agricultores familiares que estão produzindo nesse momento. “Eu acho muito valiosa essa oportunidade que eles estão dando, porque faz com que os agricultores familiares tenham a dignidade deles”.

Conforme Mario Alves Custódio, morador da Aldeia 10 de Maio, a Gestão Municipal, liderada pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, tem dado uma atenção especial para as aldeias, e para Mario isso é importante porque através da Sederma, eles tem o suporte necessário para entregar os seus produtos. “Através do secretário Ivan de Oliveira, tem dado esse suporte para nós aqui, que é muito importante, tem acompanhado, vindo visitar, mandado semente, através da Secretaria e do prefeito, então para nós é muito importante esse apoio o que motiva a gente produzir e ter para onde escoar”.

Segundo Alberto Alves, o popular “Buiú”, diretor-presidente da Cooperativa Mista da Agricultura e Pecuária (Coopfap), sediada no Assentamento Jiboia, no passado a cooperativa vendeu anualmente em torno de mil quilos de polpa de fruta, e com a atual administração iniciada em 2017 com 5 mil quilos e para 2019 fecharam um contrato de 9 mil quilos anual. “Eu tenho que mais agradecer ao nosso prefeito, o nosso administrador público por estar comprando o nosso produto, onde a normativa diz que devemos vender pelo menos de 30%, e o nosso administrador público está comprando em torno de quase 50% (a mais que o teto estabelecido pelo PNAE)”.

- Queremos que a Prefeitura estimule o fomento da nossa agricultura familiar, gerando mais oportunidades para a produção nos lotes. Estamos fazendo a nossa parte e nos empenhando para ampliar o teto de investimento – disse o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, que desde o início da Gestão fortaleceu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sederma), capacitando o órgão para auxiliar os agricultores familiares e pequenos produtores locais.

O secretário Ivan de Oliveira e equipe técnica da Sederma, mantém encontros constantes com as famílias nos assentamentos para a elaboração de projetos e acompanhamento das ações realizadas pela Prefeitura.