Publicado em 26/08/2021 às 14:10, Atualizado em 26/08/2021 às 18:20

Prefeitura dá apoio a pequenos produtores que esperam colher 20 toneladas de urucum

O cultivo de urucum envolve, em média, 30 agricultores familiares da região do Assentamento Eldorado

Suélen Duarte, Assessoria de Comunicação da Prefeitura,

Está na reta final a colheita de urucum, cultura que em Sidrolândia envolve, em média, 30 agricultores familiares da região do Assentamento Eldorado. Mesmo com uma quebra de 33%, decorrente do período de estiagem e das geadas, a estimativa é que sejam colhidas 20 toneladas da semente, usada como corante natural e matéria-prima de cosméticos, óleos corporais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) deu apoio aos produtores transportando as sacarias até às áreas de produção e trazendo o urucum até o local de armazenamento, no Alambari Fetagri, de onde a produção é levada pela indústria compradora, a Urucum do Brasil. A empresa é sediada em Monte Castelo, cidade do interior paulista a 672 km de Sidrolândia.

Segundo Marlene Bial, coordenadora do Projeto Urucum em Sidrolândia, a quebra da produção não afetará tanto o faturamento dos produtores por causa da valorização do preço da semente no mercado. O produtor vai receber R$ 9,00 por quilo, isento de ICMS, o que representa um faturamento bruto de R$180 mil.

Em março, o secretário da Sederma, Antônio Galdino, esteve juntamente com a Marlene na sede da Urucum do Brasil, quando se reuniram com o proprietário, Antônio Neves, e conheceram a empresa.