Publicado em 10/06/2020 às 15:00, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Projeto da Radis UFMT atenderá 2 mil famílias na região do assentamento Eldorado

Projeto tem objetivo de visitar e fazer o levantamento de dados dos lotes, para subsidiar a regularização ambiental dos assentamentos da Reforma Agrária

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), realizou uma reunião com os representes do projeto RADIS UFMT.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli recepcionou o assessor técnico em operação, Fernando Nascimento, o coordenador de campo, Ronilton Souza e o coordenador do projeto Olivan Rabelo, para tratar sobre o projeto Radis UFMT, que é do INCRA em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que visa realizar visitas técnicas em famílias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), do Governo Federal.

O objetivo das visitas é fazer o levantamento de dados dos lotes, para subsidiar a regularização ambiental dos assentamentos da reforma agrária, elaborando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), quando necessário, adequando os sistemas agrários à uma perspectiva de desenvolvimento agroecológico na organização socioambiental das famílias assentadas pelo PNRA, bem como possibilitar o acesso a políticas de crédito do INCRA. Com os dados levantados no diagnóstico dos sistemas agrários dos assentamentos, será disponibilizado para fazer pesquisas acadêmicas para a publicação científica.

De acordo com técnico em operação, Fernando Nascimento, o projeto tem objetivo de visitar 2.000 mil famílias do assentamento Eldorado I e II, Alambari Fetagri e Alambari Cut.

A SEDERMA ficará responsável de auxiliar na organização do trabalho nos assentamentos, reunir as lideranças e após o trabalho, um dos objetivo é a titulação das propriedades.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras