Publicado em 10/05/2021 às 14:27, Atualizado em 10/05/2021 às 19:22

Sederma emite licença ambiental para Agesul concluir drenagem e asfalto no acesso ao frigorífico

Prefeitura trabalhou com afinco em parceria com órgão estadual, para encerrar etapa que faltava para o reinício e término das obras

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Rafael Brites.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) concedeu a Licença de Instalação e Operação (LIO), para a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) realizar o sistema de drenagem e posteriormente a pavimentação asfáltica na extensão da rua Dr. Costa Marques e parte da rua Projetada 3, que dá acesso ao Frigorífico Balbinos, na região do Jardim Paraíso.

A obra estava paralisada porque necessitava da autorização do proprietário da chácara ao lado do frigorífico, por onde será construído o ramal da drenagem. Para auxiliar na celeridade da ação, a prefeita, Vanda Camilo, esteve em contato com o proprietário, que se sensibilizou e permitiu os serviços em parte de suas terras, contribuição crucial para o andamento dos trâmites finais.

Esta é a etapa que faltava para que o órgão estadual reinicie e conclua as obras, que permitirão a geração de aproximadamente 300 novos empregos na planta frigorífica, que depende deste empreendimento de infraestrutura, para implantar a sala de desossa, abrir mais vagas, e se habilitar para a exportação de sua produção.

No dia 13 de abril, engenheiros da Agesul estiveram no Gabinete e apresentaram à prefeita o projeto redesenhado a partir da autorização para a passagem da drenagem pela propriedade rural e informaram a Vanda que estariam encaminhando à Sederma o requerimento para licenciamento e a partir da liberação, retomar e concluir os serviços.

Com recursos de R$ 1,4 milhão dos cofres estaduais, autorizados pelo Governo, após articulações lideradas pelo deputado estadual Gerson Claro ao firmar o compromisso com a Prefeitura e proprietário do Balbinos, para viabilizar a expansão e geração de novos empregos na empresa, a pavimentação trará benefícios também para os moradores do Jardim Paraíso, e a possibilidade do desenvolvimento na região.