Publicado em 27/05/2022 às 16:09, Atualizado em 27/05/2022 às 20:11

Sidrolândia recebe 500 toneladas de calcário para destinar às aldeias

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,

A Prefeitura de Sidrolândia recebeu hoje (27/05), pela Agraer, aproximadamente 511 toneladas de calcário que serão destinados às comunidades indígenas do município. A entrega dos insumos faz parte do Proacin (Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul).

É previsto que seja entregue 200 toneladas para Aldeia Tereré (Buritizinho), 137 toneladas para a Córrego do Meio, 74 para a Lagoinha e 100 para a Aldeia 10 de Maio.

Conforme o cacique Messias Sol, da Aldeia Córrego do Meio, essa era uma solicitação feita em conjunto pelas aldeias, e com os insumos sendo recebidos a agricultura indígena será fortalecida. “Isto é de suma importância para as comunidades indígenas, visto que vem para fortalecer a nossa terra e de lá sair um fruto e um produto que possa gerar renda para a comunidade”. Na aldeia Córrego do Meio, 260 famílias serão beneficiadas, contemplando aproximadamente 800 pessoas.

O cacique da aldeia Lagoinha, Jaziel Gabriel, acredita que com o calcário a produção poderá melhorar ainda mais do que já estão produzindo. “A gente fica feliz porque vai ajudar a produção da nossa comunidade indígena, vai aumentar o fluxo dentro da nossa comunidade”, informa.

Neste ano estão sendo investidos R$ 7,5 milhões de recursos por parte do Governo Estadual para recuperar os solos das aldeias. Também foram adquiridos pelo Governo do Estado 15 mil toneladas para atender 75 aldeias de 26 municípios do estado, além de repasse financeiro para a Prefeitura custear o conserto e compra de óleo diesel das máquinas das aldeias.