Publicado em 25/02/2021 às 10:29, Atualizado em 25/02/2021 às 14:32

Ano Letivo na Rede Municipal começa no dia 01/03 com aulas remotas

Prefeitura de Sidrolândia acompanha decisão tomada por municípios durante Assembleia Geral na Assomasul

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Aulas em Sidrolândia começarão sem a presença dos alunos (Foto: Karina Souza)

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme), anunciou que o Ano Letivo de 2021 nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, terá início na segunda-feira (01/03) com aulas remotas.

A prefeita Vanda Camilo havia declarado ontem (24/02), que Sidrolândia acompanhará a decisão tomada em Assembleia Geral da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) ocorrida na terça-feira (23), quando os prefeitos optaram por começar as aulas na Rede Municipal de Ensino, pelo sistema online, e prorrogar a volta dos alunos às salas (presencial).

Mais tarde, a secretária Municipal de Educação, Maristela Santos Ferreira Stefanello, confirmou a medida e orientou os pais e responsáveis pelos alunos.

- Nos reunimos e decidimos que o melhor caminho neste momento seria seguir as decisões da Assomasul, que se reuniu com os prefeitos, onde foi colocado que a Rede Estadual e a Rede Municipal estariam iniciando as aulas remotamente por um período aproximado de 30 dias. Então a Rede Municipal de Sidrolândia não poderia deixar de acompanhar, porque envolve uma série de fatores, principalmente sobre o transporte escolar, já que a nossa Rede Municipal de Ensino tem um calendário escolar em consonância com a Rede Estadual, onde a gente trabalha este transporte junto com os alunos da Rede Estadual, e para o Município ficaria muito oneroso custear esse transporte separado do Estado – explicou a secretária.

Maristela elencou ainda como fator que pesou para a adesão à mudança apresentada pela Assomasul, que a maioria dos professores da Rede Municipal de Ensino também atuam na Rede Estadual. O período, de acordo com a secretária, será ideal para a melhor organização das unidades escolares frente ao protocolo de biossegurança de prevenção à Covid-19.

- Nesse período, as escolas vão se reorganizando, atendendo os alunos, tirando dúvidas, e os professores estarão cumprindo sua carga horária na escola, seguindo o horário de aula, e prestando atendimento remoto aos alunos da escola, e não mais como era no ano passado, quando era pelo WhatsApp – comunicou.

A Secretaria Municipal de Educação estará com uma plataforma de ensino, e os alunos que não tiverem acesso à internet receberão as atividades impressas pela escola. Cada unidade fará o plano de ação e definirão a melhor estratégia de atendimento aos alunos que necessitarem.

- Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às unidades escolares para falar com os diretores, e todos serão muito bem atendidos. Então, a partir do início na segunda-feira, e em princípio, até 1º de abril, os alunos terão aulas remotas – finalizou a secretária.

Protocolo de biossegurança

As 27 unidades de ensino da Rede Municipal (Escolas e Cmeis), já receberam os insumos e EPIs para o cumprimento das normas de biossegurança de prevenção à Covid-19.

Neste quesito, as gestões escolares foram orientadas pela Seme, para seguirem o protocolo.