Publicado em 08/05/2018 às 18:04, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Com fortes investimentos, Prefeitura melhora estrutura da Cozinha Piloto

Problemas encontrados no início de 2017 foram superados, graças à seriedade e comprometimento da gestão com a Educação

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cozinha Piloto ganhou nova estrutura para o trabalho dos servidores (Fotos: Rafael Brites)

A estrutura de trabalho da Cozinha Piloto – local onde é produzida a merenda escolar para 8.200 alunos da Rede Municipal de Ensino – recebeu melhorias significativas pela atual administração. O resultado aparece na qualidade do alimento oferecido à clientela escolar da área urbana e rural.

Na manhã desta terça-feira (08) um grupo de gestores do Paço Municipal, liderado pelo prefeito Marcelo Ascoli, visitou a unidade para verificar de perto o funcionamento agora com itens novos adquiridos pelo Poder Executivo com a finalidade de atender às exigências e garantir melhores condições de trabalho para os servidores.

O pastor Walmir, representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) acompanharam a visita e fiscalizaram a estrutura.

- A população sabe que passamos momentos (no início de 2017) de dificuldades, mas viemos aqui, enfrentamos, investimos, e a Prefeitura está melhorando a condição para produzir alimento de qualidade – comentou o prefeito, se referindo à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) no início do ano passado. Desde então, a atual gestão trabalhou com responsabilidade e dedicação para resolver antigos problemas e proporcionar à Cozinha Piloto a estrutura necessária para o perfeito funcionamento e produção de excelência.

O resultado surgiu em curto espaço de tempo, quando a administração disponibilizou recursos próprios e acatou a determinação dada pelo Dr. Marcelo Ascoli de se investir na unidade.

- Na estrutura física também foram realizadas melhorias pela Prefeitura onde investimos na ventilação com exaustores, fogões, panelas, uniformes e material de proteção aos servidores que necessitam de condições adequadas para exercer sua função – salientou o prefeito, que narrou o que encontrou durante a visita quanto aos produtos destinados à merenda escolar. – Eu vejo aqui muitas verduras, frutas, legumes, carne. O alimento vai para todas as Escolas Municipais, alguns saem daqui, e ficam prontos nas escolas (da cidade), e na área rural esses produtos in natura são transportados até elas e lá são preparados.

Prefeito conferiu de perto a qualidade do material adquiridos e verificou o estoque de alimentos para a merenda

A primeira-dama Ana Lídia Ascoli também mencionou a transformação positiva proporcionada pela administração na Cozinha Piloto, após a vistoria do TCE logo nos primeiros meses da atual gestão em 2017. – Parabéns a todos os envolvidos. Após os problemas que foram encontrados há pouco mais de um ano, hoje a excelência é comprovada no que diz respeito à merenda escolar. As melhorias que a Prefeitura está realizando na Cozinha Piloto realmente nos emocionam – escreveu Ana Lídia.

A secretária Municipal de Educação, Alice Rosa Gomes, enalteceu a equipe de trabalho da unidade. – Nós temos aqui profissionais de excelência que são as cozinheiras e a equipe técnica.

Alice anunciou que a administração está à disposição da população quanto à formalização de reclamações ou sugestões.

A nutricionista da Cozinha Piloto, Aline Santiago, disse que 17 unidades de ensino entre Escolas e CMEI’s, recebem a merenda do local. Ela afirmou que os investimentos realizados pela atual administração, resultaram de fato, em avanços na qualidade do produto até a chegada à clientela, no caso, os alunos.

- Esse alimento teve uma melhora significativa para chegar até as unidades de ensino. Hoje são transportadas em caixas hot box, e dentro nas caixas de alumínio. A merenda chega praticamente na mesma temperatura que saiu daqui da Cozinha, e com a mesma qualidade – explicou a nutricionista.