Publicado em 29/09/2025 às 10:41, Atualizado em 29/09/2025 às 14:43
Em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), promoveu uma série de atividades educativas e reflexivas sobre a importância da acessibilidade e da valorização da cultura surda.
Durante o mês, as crianças das escolas municipais Cacique João Batista Extensão Aide de Souza, Pedro Aleixo, Eldorado e Monteiro Lobato aprenderam sobre a importância da data, tiveram contato com saudações em Libras e receberam lembrancinhas como forma de marcar a ocasião.
No dia 26 de setembro, foi realizada uma palestra no Sindicato Rural, que contou com a participação de especialistas da área, reunindo professores, estudantes e a comunidade em geral.
A programação contou com a participação da fonoaudióloga Helga Silva Pereira Rosa, pós-graduada em Linguagem e Gestão Pública, com especialização em Libras, que apresentou a palestra “A pessoa surda e a Libras na garantia de acessibilidade”.
O evento também teve a contribuição de dois professores surdos, que compartilharam suas experiências e pesquisas na área. A professora Elaine Aparecida de Oliveira da Silva, mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutoranda na mesma instituição, falou sobre “Educação dos Surdos”. Já o professor Carlos Magno Leonel Terrazas, mestre em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando pela UFSC, trouxe reflexões sobre a “Lei da Libras”.
As apresentações reforçaram a importância da inclusão, do respeito às diferenças e do papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrumento de acessibilidade e garantia de direitos da comunidade surda.