Publicado em 16/06/2019 às 23:04, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Em clima de muita alegria, Prefeitura inaugurou a Quadra de Esportes da Escola Leonida

Moradores do Assentamento Jiboia e arredores participaram e comemoraram o fim da espera. Obra estava paralisada, a Gestão 2017/2020 retomou processo e concluiu construção para entrega à comunidade

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Momento do descerramento da placa inaugural (Fotos: Rafael Brites)

O domingo (16/06) será inesquecível para as centenas de famílias do Assentamento Jiboia e arredores. No período da manhã, a Prefeitura de Sidrolândia entregou a Quadra de Esportes “Clarice de Moraes Olmedo” na Escola Municipal “Leonida La Rosa Balbuena”.

O filho Valmir Olmedo enviou uma carta e o cunhado e compadre Antônio Cândido compareceu, para representar os familiares e amigos da saudosa professora que foi uma das pioneiras no ensino dos alunos da época do acampamento, e depois, do novo Assentamento que era criado no município, o Jiboia. A história de luta pela educação do seu povo, motivou a homenagem com a denominação à Quadra de Esportes, considerada por muitas autoridades, como um Ginásio de Esportes, dada a qualidade e grandeza da estrutura inaugurada.

Entre as autoridades, o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, primeira-dama Ana Lídia, vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, vereadores Kennedi Forgiarini e Jean Nazareth, secretários municipais compareceram e foram recepcionados pela diretora da unidade escolar, Eliete Barbosa Bezerra, professores e funcionários, pelo presidente da Associação de Produtores do Assentamento Jiboia, Afonso Oliveira e famílias de agricultores familiares do local.

Vizinhos do Jiboia também apareceram para a ansiada entrega da obra, como professores, funcionários da Escola Municipal “Eldorado” e Escola Estadual “Paulo Eduardo de Souza Firmo”, localizadas na Sede do Assentamento Eldorado. Além de famílias assentadas nos arredores.

Após a benção proferida pelo pastor Roberto, da Igreja Batista do Assentamento Jiboia, autoridades se revezaram nos pronunciamentos, e foram unânimes em parabenizar o Dr. Marcelo pela iniciativa de mobilizar sua equipe administrativa e articular a retomada pela Gestão 2017/2020 da Prefeitura, da obra que estava paralisada há anos, e após obter o aval do Governo Federal para a reprogramação, licitou deu novo início e concluiu a estrutura, para que a comunidade possa desfrutar deste importante equipamento público.

Finalizado o Cerimonial, houve apresentação cultural com os alunos do 8º e 9º Anos, jogos de futsal masculino e feminino.

A Obra

Incluída no pacto “Obra Parada Zero”, instituída pela Gestão 2017/2020 como uma das metas de governo, a Quadra de Esportes da Escola Leonida estava abandonada, mas após a luta encampada pela atual Administração Municipal, como disse o prefeito, saiu do papel e se tornou uma realidade.

A estrutura custou R$ 382.421,28, sendo que deste montante, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou R$ 346.541,64 e a Prefeitura entrou com contrapartida de R$ 35.839,64. Possui gradil em seu entorno, vestiários, banheiros, cobertura, arquibancadas e iluminação da quadra de jogo.

Além de propiciar a prática de modalidades esportivas, será utilizada pela escola e comunidade para eventos culturais, recreativos, reuniões e outros eventos sociais.