Publicado em 21/07/2021 às 17:50, Atualizado em 22/07/2021 às 17:27

Prefeita e equipe técnica visitam escolas municipais que estão em reforma

As visitas tiveram como finalidade verificar as unidades para o retorno das aulas

Suélen Duarte, Assessoria de Comunicação da Prefeitura,
Da esquerda para a direita, diretora da E. M. Valério Carlos da Costa, Íria Gomes, prefeita Vanda e Angelo de Azevedo, responsável pela empresa que executa as obras. (Fotos: Karina Souza)

Nesta quarta-feira (21), a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, visitou as escolas municipais que estão sendo reformadas no município (Natália Moraes de Oliveira, Olinda Brito de Souza, Pedro Aleixo e Valério Carlos da Costa), com a finalidade de verificar como está o andamento das obras para o retorno das aulas, no modelo híbrido.

A visita iniciou pela escola Valério Carlos da Costa. Depois, a prefeita esteve na escola Olinda Brito de Souza, após seguiu para o Pedro Aleixo e, por último, mas não menos importante, esteve na escola Natália Moraes de Oliveira. As autoridades municipais foram recepcionadas pelos diretores e colaboradores das unidades de ensino.

Nos locais, a prefeita pôde verificar que as partes internas já estão quase prontas, restando as partes externas das unidades. Também analisou que os kits de biossegurança já estão nas unidades, são eles: máscaras para os alunos, termômetros, totem para álcool em gel, e frascos de álcool em gel e líquido.

Prefeita Vanda e a vice-diretora da E. M. Olinda Brito de Souza, Valdineia Oliveira.

“É com muita alegria que anunciamos para todas as crianças, que estão fora da sala de aula há tanto tempo, por conta da pandemia, que no dia 2 de agosto retornaremos as aulas. Eu e a Maristela sonhávamos com esse dia há bastante tempo, quando nós planejávamos voltar com as aulas no modelo híbrido, mudava a bandeira, graças a Deus, isso está voltando ao normal, claro, o que vivemos no passado, não vamos viver mais, hoje vivemos uma nova realidade por conta da pandemia”, afirmou.

A secretária Maristela informa aos pais que as equipes da Educação estão empenhadas para este retorno, com projetos que colocarão em prática para que os alunos possam recuperar a aprendizagem. “Todas as unidades escolares terão reforço no contraturno. As aulas de reforço serão organizadas pelos diretores, após uma avaliação diagnóstica que os alunos realizarão. De pouco em pouco, nós vamos recuperar a aprendizagem dos seus filhos”, declarou.

Juntamente com a Vanda Camilo e a secretária de Educação, Maristela Stefanello, o diretor administrativo da Educação, Luiz da Silva, o chefe de Gabinete, Waldemar Acosta, a secretária de Governo, Elaine Brito, o secretário de Finanças, Luiz Pitó, e o vereador Itamar de Souza, também estiveram presentes nas visitas técnicas.

As reformas estruturais nas unidades estão sendo realizadas com recursos do Programa Finisa e contrapartida financeira pelo Município, da ordem de R$ 2,8 milhões. As restaurações que estão acontecendo nas unidades são:

Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira

- Adequação de toda a edificação para acessibilidade, com construção de novas calçadas acessíveis, rampas e substituição de portas;

- Reforma e adequação de todos banheiros;

- Construção de Quadra Poliesportiva coberta com banheiros e arquibancada;

- Construção de mais 4 salas de aula;

- Pintura em todo o prédio e aplicação de resina nos muros;

- Construção de Portal de Entrada: marquise, gradil de passarela de acesso à escola;

- Instalações de prevenção contra incêndio e pânico;

- Manutenção de instalações elétricas.

Escola Municipal Olinda Brito de Souza

- Adequação de toda a edificação para acessibilidade, com a construção de novas calçadas acessíveis, substituição de portas e adequação de banheiros;

- Substituição de pisos nas salas de aula e saguão de circulação;

- Instalações elétricas para ar condicionado com substituição de padrão de entrada de energia;

- Instalações de prevenção contra incêndio e pânico;

- Pintura geral de toda a edificação;

- Drenagem de águas pluviais com a substituição de telhas e instalação de manta elastomérica nas platibandas, construção de drenos.

Escola Municipal Pedro Aleixo

- Construção de banheiros;

- Manutenção de instalações elétricas;

- Substituição de piso cerâmico de todas as salas;

- Pintura da Quadra Poliesportiva;

- Pintura geral do prédio.

Escola Municipal Valério Carlos da Costa

- Adequação de toda a edificação de acessibilidade, com a construção de novas calçadas acessíveis, rampas e substituição de portas;

- Reforma e adequação de todos banheiros;

- Manutenção de instalações elétricas;

- Construção de banheiros acessíveis para quadra de esportes;

- Drenagem de águas pluviais, com a substituição e construção de drenos;

- Construção de Cantina (Cozinha);

- Fechamento da quadra poliesportiva sendo mureta e alambrado;

- Substituição de forros PVC nas salas de aula;

- Substituição do piso granilite no pátio central e áreas de circulação;

- Pintura em todo o prédio;

- Revestimento (Emboço) e pintura dos muros.