Publicado em 02/05/2022 às 16:54, Atualizado em 03/05/2022 às 11:06

Prefeitura entrega 5 ônibus do transporte escolar e planeja biblioteca itinerante

Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Rafael Brites

Em solenidade na tarde segunda-feira (2/05), a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, fez a entrega de quatro dos cinco novos ônibus que vão compor a frota do transporte escolar. Foram investidos R$ 1.589.500,00, recurso do Fundeb, na aquisição dos veículos que vem com acessibilidade, bancos para estudantes com deficiência física, e climatizados.

Ao falar durante o evento, a prefeita anunciou que pretende adaptar um dos ônibus antigos da frota para funcionar como biblioteca Itinerante que percorrerá as escolas da zona urbana.

Foto: Rafael Brites

Com as novas aquisições, a Secretaria de Educação passa a ter frota própria de 43 ônibus, sendo utilizados 32 em 30 linhas. As empresas terceirizadas têm 55 veículos, usados em 43 linhas. O serviço tem um custo anual de R$ 12,5 milhões. São transportados 3.200 alunos, sendo 800 da rede estadual.

Investimento

Com saldo de recursos do Fundeb e da receita própria, a Prefeitura de Sidrolândia está investindo R$ 7.612.984,67 na reforma e ampliação de 4 escolas, aquisição de 22.400 peças de uniforme; aquisição de 35 aparelhos de ar-condicionado; 24 fogões industriais; 30 freezers; 30 aparelhos de TV; 771 conjuntos retangulares e 5 ônibus escolares.

Foram adquiridos 9.700 kits escolares, investimento de R$ 1.312.974,11 com recurso próprio. Serão atendidos desde os bebês do berçário, crianças do maternal, até os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Foto: Rafael Brites

Há sete diferentes kits escolares, um específico para cada série. Cada um dos 375 bebês, do berçário, com até um ano de idade, matriculados nos 8 centros municipais de educação, terá uma agenda para as cuidadoras anotarem e registrarem o cotidiano deles no CMEIS.

As 303 crianças do maternal, na faixa etária de 2 anos, além da agenda, terão uma garrafa de água. O kit dos alunos do pré-1 com 3 anos, terá agenda, apontador, caixa de lápis de cor, caixa de gizão de cor, cola de uso escolar, tesoura sem ponta lâmina, caderno de desenho capa dura, garrafa de água, conjunto de 12 canetas hidrográfica e estojo.

As 1.412 crianças de 4 a 5 anos, além de todos os itens previstos no kit das crianças de 3 anos, receberão borracha, lápis, cadernos, massa para modelar, tinta guache e pincel guache. Este kit custa R$ 157,25.

Serão distribuídos 2.405 kits para atender os alunos do 4º, 5º e 6⁰ anos do Ensino Fundamental. Além de todos os itens já mencionados para os estudantes mais novos, os kits destas turmas incluem régua, régua geométrica, esquadros geométricos de 45º e 60⁰, transferidor e porta lápis. Com a mesma composição serão entregues 1.818 kits para os alunos do 7º, 8⁰ e 9⁰ anos e 269 para as turmas do EJA.