Publicado em 15/10/2019 às 15:01, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Profissionais da Rede Municipal de Ensino em Sidrolândia participaram de Formações Continuadas

Coordenadores Pedagógicos e Professores receberam neste ano capacitações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Referência de MS. Para 2020 está prevista a formação continuada por área de conhecimento

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Profissionais da área da Educação tiveram acesso às Formações Continuadas realizadas pela Administração Municipal (Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Sidrolândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, tem propiciado o acesso de Coordenadores Pedagógicos e Professores à atualização das mudanças na orientação da prática educacional.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli e a Secretária de Educação, Alice Rosa Gomes, designaram para a frente dos trabalhos a Supervisora de Ensino Edninha Paiva como Articuladora Municipal de Implementação do Currículo de Referência de MS, e como Formadoras Regionais, a Supervisora de Ensino Vilma Pereira Bueno e a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Luzinete Rodrigues Sampaio.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio homologada em 20 de dezembro de 2017, estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam, ao longo da escolaridade básica, bem como norteou a (re) elaboração dos currículos em todas as redes de ensino do país.

Neste contexto, o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul foi lançado no dia 30 de novembro de 2018. A elaboração desse documento foi fruto do Regime de Colaboração entre a UNDIME/MS, a Secretaria Estadual de Educação e os Municípios.

A BNCC e o Currículo de Referência do MS de caráter obrigatório, para a Rede Municipal de Ensino de Sidrolândia-MS representa uma relevante mudança na Orientação da Prática Educacional. Ao longo de 2019 Coordenadores Pedagógicos da Rede Estadual e Municipal participaram de Formações Continuadas, e esta aprendizagem repassada aos Professores, não apenas em caráter pontual, mas de forma contínua que deve fazer parte principalmente da rotina escolar, de modo a integrar as boas práticas no contexto em que está inserido o Professor e desta forma alcançar as crianças, adolescentes, jovens e adultos, da Educação Básica.

Para alcançar esses objetivos as formações continuadas foram alicerçadas no Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular, as temáticas propostas para o processo formativo dos Coordenadores e Professores estão relacionadas com as premissas presentes na BNCC e no Currículo de Referência de MS, sendo elas: Educação Integral, Competências Gerais da BNCC, Competências para o Século XXI, Metodologias, Avaliação da Aprendizagem e Estrutura do Currículo.

As formações foram organizadas em 4 (quatro) Módulos, privilegiando nos encontros estratégicas metodológicas que favorecem a aprendizagem colaborativa, a autonomia e o protagonismo, aprendizagem centrada no aluno. Esse conjunto de temática e o desenvolvimento de suas respectivas ações definirá a Reescrita da Proposta Pedagógica das Escolas e CMEIs.