Publicado em 29/04/2021 às 16:58, Atualizado em 29/04/2021 às 21:08

Programa de Inovação Educação Conectada foi implantado no CMEI Sonho de Criança

Administração Municipal está atenta às oportunidades para atrair inovações para Sidrolândia

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Gledson Rocha

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Educação, implantou no CMEI Sonho de Criança, o Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação, que tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

A prefeita Vanda Camilo parabenizou a Secretaria e a direção do CMEI pela implantação do projeto, e lembrou que ações que tragam a melhoria dos serviços prestados à população, estão inseridos na pauta da Prefeitura denominada “Sidrolândia em Movimento”.

O Programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso de tecnologia digital tenham efeito positivo na educação.

Esse programa foi inserido através da parceria do Município com o Governo Federal, que repassou o recurso ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem por finalidade prestar assistência financeira às escolas.

Diretora Jocilene Galdino de Sousa

De acordo com a diretora do CMEI, Jocilene Galdino de Sousa, esse programa é de extrema importância visto que pensando em uma educação de qualidade é necessário o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar.

“Nós pensamos em uma educação melhor, uma educação com qualidade, mas para isso precisamos oferecer meios para que essa educação chegue aos alunos e professores, e tendo essa internet nas salas de aula, os professores poderão fazer o uso da tecnologia na unidade escolar”, explicou a diretora.

Considerando que, com a pandemia do coronavírus, as aulas presencias estão suspensas, Jocilene ressaltou a importância desse programa para o CMEI, visto que ajuda os professores a encaminhar as atividades elaboradas para os alunos.

“A nossa classe as vezes é tão desvalorizada, as pessoas acham que na pandemia não estamos trabalhando, mas a verdade é que estamos, e nunca paramos, mas tivemos que desenvolver outras formas de passar as atividades para os alunos, e com esse programa facilitou para os professores porque eles podem vir até a unidade, fazer o planejamento, diário online, utilizar a nova plataforma que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”.

Professora Maria de Fátima

A professora Maria de Fátima deu depoimento, enquanto utilizava o programa.

“O conecta veio para nós ajudar mesmo, facilitar o nosso trabalho, mesmo que a gente tivesse dentro da sala de aula isso demorou para acontecer, é um desejo que nós professores já tínhamos de ter essa educação conectada, e acho que isso devia ser mantido, não só nesse momento de pandemia, para gente estar elaborando os planejamentos, os professores que não tem internet em casa facilita o trabalho para as pesquisas epara elaborar as aulas”.

Programa

É repassada uma verba para as escolas públicas do País fazerem uso exclusivo para o custeio do cabeamento da internet. De acordo com a diretora, o dinheiro entrou em conta no ano passado, permanecia disponível, porém com prazo de vencimento próximo. Avisada pela secretária de Educação do Município, Maristela Santos Ferreira Stefanello, a direção do CMEI se mobilizou e fez a cotação de preços para a realização do serviço.

A empresa ganhadora do processo licitatório foi a Hoby Internet e Telecomunicação, que fechou com o pacote até o mês de janeiro 2022, para cabeamento e manutenção de internet de 50 Mbps, com o valor de R$ 1.840,00. A empresa fez a doação de dois roteadores para a unidade escolar.

“Nesse recurso ele era só para custeio para cabeamento de internet, a gente não teria roteadores, não poderíamos comprar com esse recurso em si, e nessa cotação de preço essa empresa doou dois roteadores, agora distribuímos os aparelhos para atingir a escola inteira”, encerrou a diretora.