Publicado em 16/04/2020 às 10:03, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura disponibiliza informações e orientações técnicas para o Polo de Saúde Indígena do município

A Secretaria de Saúde se colocou à disposição para ajudar na luta contra o novo Coronavírus

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria de Saúde, estiveram na tarde de quarta-feira (15/04), no Polo de Saúde Indígena do município, onde foi realizado com os funcionários da unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas, orientações sobre o coronavírus.

Durante a visita, a equipe de saúde se colocou à disposição para ver quais são as dificuldades que a comunidade indígena está passando e dispôs a ajudar eles no que for preciso.

De acordo com a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Viviane Mitani, a Secretaria de Saúde se preocupa com a população indígena do município, porque eles tem uma baixa humanidade com esse vírus, por conta disso se colocaram a disposição para orientar e tirar dúvidas,

“Eles estão passando por uma dificuldade também, porque algumas aldeias estão fechadas, mas na aldeia Tereré está aberto com livre acesso, então a nossa maior preocupação é essa, de estar levando esse vírus para dentro da comunidade, então explicamos para os funcionários que estão indo trabalhar, para na hora de retornar para a casa ir direto tomar um banho, para não passar o vírus para a família”, completou Viviane.

O Polo Indígena de Campo Grande, também se colocaram à disposição, contribuindo com os manuais e os protocolos que devem ser seguidos. Como as outras aldeias estão com acesso fechado, a equipe do Polo Indígena do município está se comunicando com as outras comunidades pelo rádio, passando as informações e orientações necessárias.

Conforme a reunião, foi explicado para os funcionários sobre os testes rápidos que o município está fazendo nos profissionais de saúde e agentes de segurança, que foi distribuído pelo Ministério da Saúde.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde, trabalham de forma integrada e sob orientação do Ministério da Saúde. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, está em contato direto com a unidade, acompanhando todas as atualizações e orientações sobre a evolução dos casos.