Publicado em 24/04/2018 às 17:22, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Dia histórico: Ato no Gabinete cria a Fundação Municipal Indígena

Lideranças foram recepcionadas pelo comando do Executivo Municipal para a posse do presidente

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Caciques e líderes tribais prestigiaram posse do presidente da Fundação Municipal Indígena (Fotos: Rafael Brites)

O dia 24 de abril de 2018 ficará registrado como mais uma data importante para a história da comunidade indígena do município de Sidrolândia.

Em ato ocorrido na Prefeitura, foi assinada pelo prefeito Marcelo Ascoli a Portaria 372/2018, que nomeia Otoniel Gabriel como presidente da Fundação Municipal Indígena.

O órgão começa a funcionar efetivamente no dia 1º de maio próximo, mas já está criado na estrutura administrativa após a aprovação pela Câmara Municipal do Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo, que sancionado pelo prefeito se tornou Lei Complementar, instituindo a reestruturação administrativa da Prefeitura Municipal de Sidrolândia.

Otoniel, entre o Dr. Marcelo e o vice Wellison foi nomeado presidente da Fundação

Caciques e líderes tribais compareceram ao Paço Municipal, onde no Gabinete foram recepcionados pelo Dr. Marcelo Ascoli, vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, secretários municipais, para acompanharem o ato de assinatura da Portaria de nomeação do primeiro presidente da Fundação Municipal Indígena, Otoniel Gabriel, irmão de Oziel Gabriel, guerreiro indígena morto em 2013 durante reintegração de posse em área no Território Buriti.

Administração presente nas comunidades indígenas

A população indígena, estimada em mais de 3.500 habitantes – a maioria residente nas aldeias – recebe atenção especial da administração municipal. O prefeito Marcelo Ascoli estimula a presença constante do Poder Público nas comunidades indígenas em atenção às demandas.

Com base nas reivindicações dos caciques e lideranças a gestão procura levar as soluções, e desta maneira houve um estreitamento das relações, e por consequência, benefícios levados pelo Poder Público.

Neste período as comunidades foram contempladas com reforma de pontes, conservação de estradas, apoio ao esporte, cultura, lazer, uniforme aos alunos, reformas e construções de salas nas Escolas Municipais Indígenas, auxílio para estruturação de salões comunitários, iluminação pública, encaminhamentos de projetos para realizações de outras benfeitorias com recursos federais, estaduais e municipais.

A Aldeia Tereré agora tem o vôlei de areia como esporte a ser difundido, a partir da iniciativa do secretário Sandro Gonzales e equipe da SEJEL que aproveitou um espaço ocioso, que agora é muito utilizado pelos jovens e crianças.

A Aldeia Córrego do Meio recebeu uma F-350 para auxiliar no transporte da produção das culturas da comunidade, após esforço do prefeito, do secretário de Governo Clayton Ortega e equipe econômica para viabilizar o veículo.

Enfim, há ações e projetos elaborados para todas as aldeias indígenas de Sidrolândia, entregues, em andamento ou preparadas pela Prefeitura.